De acordo com a previsão do tempo divulgada no início da semana, os brasileiros podem se preparar porque as temperaturas irão abaixar. Após dias de calor intenso, os moradores das regiões Noroeste e Sul do Brasil vão contar com a chegada de uma nova frente fria e chuvas intensas.
Leia mais: Prepare-se! El Niño provoca calor acima da média em agosto no Brasil
Por outro lado, há previsão também de altas temperaturas, tempo seco e umidade a níveis alarmantes no restante do país. Confira!
Previsão do tempo entre os dias 07/08 a 14/08
Na região norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previu que as chuvas virão com volumes maiores que 30 milímetros na área leste da região. Já no noroeste do Amazonas e no Acre, os volumes podem ultrapassar os 50 mm, devido ao alto calor e alta umidade. Nas demais áreas, são esperados tempo seco e calor.
No Nordeste, os acumulados não devem passar dos 30 mm na costa leste, principalmente no litoral sul baiano. Isso ocorre devido ao transporte de umidade vinda do oceano para a costa brasileira. Na região do Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e também no interior norte, a semana será de tempo seco e quente.
Segundo os meteorologistas, o Centro-Oeste e o Sudeste seguem com o tempo estável e sem chuvas, em razão da presença de uma massa de ar quente e seco. Além disso, a umidade diminui para níveis alarmantes no Centro-Oeste, ficando abaixo dos 20%. Contudo, o litoral do Sudeste poderá ter chuvas fracas ao longo da semana.
Em contrapartida, a região Sul terá uma semana marcada pela chegada de uma nova frente fria, que promete causar instabilidades. Assim, os acumulados devem passar dos 30 mm no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Porém, no norte do Rio Grande do Sul, esses volumes poderão ser maiores que 80 mm.
Previsão entre os dias 15/08 a 22/08
Os meteorologistas indicam chuvas que ultrapassam dos 50 mm na região Norte, principalmente no Amazonas e no oeste de Roraima. Nas demais áreas da região, os volumes ficarão abaixo desse limite. Há pontos também sem previsão de chuvas.
Baixos acumulados de chuva são esperados também no Nordeste, com volumes inferiores a 20 mm no litoral. No Matopiba, não há previsão de chuva, assim como para o interior da região. Com isso, haverá predominância do tempo seco e do calor.
Para o Centro-Oeste e o Sudeste, o tempo seco irá predominar toda a área, com exceção do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Esses estados poderão contar com chuvas superiores a 20 mm. No entanto, no noroeste do Mato Grosso, as chuvas poderão ser menores que os 20 mm aguardados.
Por fim, a região Sul concentrará acumulados maiores que 30 mm em grande parte da região. Ademais, as chuvas podem ultrapassar os 70 mm entre o leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No sudoeste do Rio Grande do Sul e no extremo norte do Paraná, as chuvas podem ser menores que 20 mm.