Truque de jardinagem: por que estão adicionando gelo aos vasos das plantas?

Técnica de colocar gelo nas plantas pode oferecer vários benefícios, logo é um excelente truque de jardinagem que nós queremos te passar.



Os entusiastas da jardinagem estão sempre em busca das melhores técnicas para garantir que as plantas fiquem o mais saudáveis. Um truque muito utilizado nos dias de hoje é colocar gelo nelas. Você sabe como isso funciona? Vamos descobrir se essa prática é benéfica e como aproveitar a estratégia para cuidar das suas plantinhas.

Leia mais: Segredo de jardinagem: com este truque, sua orquídea florescerá como nunca

Muitas pessoas fazem isso nos dias mais quentes como forma de resfriar as plantas. Se você passa menos tempo em casa, essa opção é ainda mais atrativa quando não é possível pulverizar a planta e o solo de tempos em tempos. Assim como nós, as plantinhas também precisam de refresco, e os cubos de gelo são uma alternativa viável.

Gelo nas plantas

Ao colocar gelo nos vasos de plantas, ele irá derreter gradualmente, liberando água no solo e mantendo as raízes mais hidratadas. Isso também ajuda a reduzir a evaporação da água do solo, mantendo a umidade ideal para as raízes, sem excessos.

Além disso, em tempos de altas temperaturas, o gelo ajuda a evitar o estresse térmico, que ocorre devido ao choque entre o frio e o calor. Assim, as plantinhas vão se acostumando aos poucos com a água que chega até a raiz numa temperatura mais agradável.

Outra vantagem é que, ao colocar gelo nos vasos de flores cortadas, você consegue retardar o envelhecimento e prolongar a vitalidade. Além disso, reduz a frequência de rega, já que o solo permanece úmido por mais tempo.

São técnicas que podem trazer muitos benefícios para as plantas, mas é preciso ter cautela com os excessos para não aumentar o risco de distribuição desigual, com algumas áreas mais encharcadas e outras mais secas. Também observe como a planta reage ao contato direto do gelo com as raízes, já que ele pode causar danos em alguns casos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário