Caso você seja um tutor canino, é provável que já tenha observado o ritual encantador do seu companheiro de quatro patas que se resume em coçar, arranhar, dar voltas e giros ao se aconchegar para descansar. Já se perguntou por que os cachorros andam em círculos antes de se deitar? Vamos explorar essa questão peculiar.
Leia mais: Medo? 4 motivos que fazem seu cachorro latir para uma pessoa sem parar
Sobrevivencialismo
Para compreender esse comportamento, precisamos voltar ao passado. Sim, para a época na qual os antecessores caninos viviam em estado selvagem. Cavar e coçar para acomodar-se era um hábito com um propósito: isso ajudava a regular a temperatura. Em noites frias, cavar fornecia um abrigo aquecido. Em dias quentes, desenterrar o solo fresco proporcionava uma superfície mais fresca para descansar.
Além disso, cavar um pequeno buraco transmitia segurança, pois era assim que se criava um local para se esconder, onde eles adormeciam com tranquilidade, seguros de potenciais ameaças. Esse hábito de cavar e coçar, portanto, compõe parte da sobrevivência desses animais, que é herdada dos lobos. Embora a sua casa seja muito diferente do ambiente selvagem que descrevemos, os cães ainda têm os seus instintos que se fazem presentes.
Em busca de conforto
O hábito de fazer círculos ao deitar-se não se limita ao sobrevivencialismo. Assim como as pessoas valorizam o conforto, os cães também têm essa preferência. Quando o seu cachorro coça o sofá ou a cama, pode ser que esteja buscando trazer maciez e aconchego ao lugar para relaxar melhor.
Da mesma forma que você ajeita os travesseiros para dormir, o seu amiguinho está preparando o seu cantinho perfeito para uma boa noite de sono.
Autopreservação
Por que eles fazem essa dança circular para dormir? De acordo com alguns especialistas, esse comportamento também é uma herança dos lobos. A ação de dar voltas em torno de si próprio para dormir trata-se de autopreservação. Ao menos, segundo a veterinária Lynn Buzhardt.
Ao dar voltas completas, o cão realiza uma última inspeção em busca de predadores.
É importante destacar que tais ações são meros vestígios da ancestralidade dos cães. Desde que não sejam destrutivos ou em excesso, não há motivo para preocupação. Talvez você apenas precise investir em uma cama mais resistente para suportar as travessuras do seu companheiro canino!