Agora que o feriado do dia 7 de Setembro passou, podemos focar nossas energias no próximo: 12 de outubro. Esta data é amplamente divulgada como o Dia das Crianças, mas é feriado por outro motivo.
Leia mais: Vai trabalhar no feriado? Conheça seus direitos trabalhistas
Neste marco no calendário também é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Por isso, é uma data importante para o comércio e também para os trabalhadores, que, convenhamos, querem uma folguinha merecida depois de tantos dias de trabalho.
Feriado de 12 de outubro cai que dia?
Em 2023, o feriado de 12 de outubro cai em uma quinta-feira. Propício para enforcar a sexta-feira e ganhar mais uns dias de descanso, não é mesmo?
Entretanto, é bom lembrar que esta é uma decisão que cabe à empresa e ao empregador. Caso o seu opte por “emendar” o feriado, é um ótimo momento para planejar uma viagem curta ou um churrasco com os amigos e família.
Por que este dia virou Dia das Crianças?
Esta data comemorativa é parte do calendário do Brasil desde 1924, oficializada pelo presidente Artur Bernardes. E tem até Lei, viu? É a Lei nº 4.867, no dia 5 de novembro daquele ano.
A ideia, à época, era misturar um feriado nacional, uma data cívica, com a comemoração da infância. Assim, passaria a imagem de que o Brasil respeita e defende os direitos das crianças.
Porém, o Dia das Crianças só foi cair na boca do povo anos depois, em 1950. Naquela época, houve um aumento da industrialização do nosso país e, consequentemente, do consumo. Assim, com boas ações de marketing e campanhas publicitárias, começou-se a tradição de troca de presentes que se tem até hoje.
E como Nossa Senhora Aparecida entrou na história?
Diz-se que em 12 de outubro de 1717, alguns pescadores encontraram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. A imagem foi levada para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itaguaçu, em Guaratinguetá. Lá, passou a ser cultuada por fiéis.
Mas foi só em 1888 que o Papa Pio IX a decretou padroeira do Brasil.