A chance é agora! ÚLTIMA Superlua de 2023 acontece nesta sexta-feira (29)

Satélite natural ainda virá acompanhado por outros três corpos celestes



Para quem gosta de eventos celestes no céu, coloque na agenda: na próxima sexta-feira, 29 de setembro, acontecerá a quarta Superlua consecutiva e também a última do ano. E ela não virá sozinha.

Leia mais: O poder da SUPERLUA: 4 signos estarão com sorte em dobro no trabalho

Na véspera do fenômeno, na quinta-feira, ela estará ao lado de outros três corpos celestes: Mercúrio, Júpiter e Saturno.

O que é a Superlua?

O fenômeno acontece quando o nosso satélite natural está a menos de 360 mil quilômetros da Terra. Isso dá um aumento de aproximadamente 30% na luminosidade do disco lunar e ele parece um pouquinho maior para nós, terráqueos.

Se você não tem o costume de observar o céu, pode ser que não veja nada de diferente e acredite que não passa de mais uma Lua Cheia. Mas, se você está acostumado a olhar para cima em noites estreladas, perceberá que tem um “tchan” a mais no céu.

Como ver a Superlua no céu?

Felizmente, a Superlua é observável a olho nu. Então, você não precisará de nenhum objeto para vê-la. Entretanto, ela estará mais nítida em locais de menor poluição e menor iluminação artificial.

Um bom local para apreciar este evento celeste deve ser escuro e silencioso. De preferência, amplo, sem árvores, onde você possa olhar o horizonte e aproveitar a vista.

Caso queira um zoom a mais, pode usar um binóculos ou telescópio simples sem medo de ser feliz. Dependendo do objeto, poderá até mesmo ver alguns detalhes especiais da Lua.

Segundo a NASA, a Superlua despontar no céu logo depois do por do sol do dia 28 de setembro. No entanto, seu ápice só acontecerá na madrugada do dia 29, às 4h58.

Vai dar para tirar foto?

Com certeza! O ideal é usar uma câmera ou celular com zoom óptico e um tripé para que a foto tenha mais nitidez.

Dica de profissional: ajustar o balanço de branco para ter uma imagem melhor, já que esta Superlua poderá ter um tom um pouco mais alaranjado que o comum.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário