scorecardresearch ghost pixel



A ovelha negra: 7 ações te fazem o parente mais ‘tóxico’ da sua família

Comportamentos inconscientes são perigosos. Veja como as suas ações podem estar afetando as relações familiares mais do que imagina.



Lembra daquela frase que diz “se você não consegue identificar o chato da mesa, provavelmente é você”? Bem, infelizmente, em muitas dinâmicas familiares, isso também se aplica. Veja algumas ações que podem implicar que você está sendo inconveniente e até mesmo maldoso com os parentes.

Leia mais: Quando a educação passa dos limites: 7 hábitos que irritam secretamente

O ambiente familiar é complexo e, por vezes, sem perceber, podemos ser a causa de muitos conflitos. Analisar os nossos comportamentos é fundamental para entender e melhorar o nosso papel dentro de casa.

Afinal, ninguém deseja ser lembrado como o “problema” do grupo, certo? Sendo assim, que tal fazer uma autoanálise? Aqui estão sete comportamentos que podem sinalizar que você é a pessoa tóxica da casa.

7 ações silenciosas te fazem ser o ‘tóxico’ da sua família

1. Crítica excessiva

Ser crítico pode até parecer um sinal de preocupação. Em excesso, pode ser prejudicial. Quando você critica incessantemente os sonhos, aparências ou escolhas de outros membros da família, isso pode criar um ambiente de desrespeito e tensão.

2. Manipular o emocional

Usar a culpa para fazer com que os outros façam o que você quer é uma forma clara de manipulação. Isso pode fazer com que os membros da família se sintam aprisionados ou coagidos em suas decisões.

3. Fofoca constante

Compartilhar segredos ou falar mal de alguém pelas costas não só quebra a confiança como também cria divisões dentro da família. Lembre-se: a confiança, uma vez quebrada, é difícil de ser restaurada.

4. Explosões de raiva

Ficar com raiva de vez em quando é humano, mas se as suas reações são sempre explosivas ou desproporcionais ao problema, isso pode fazer com que toda a família caminhe sobre cascas de ovos ao seu redor, com medo de desencadear outra explosão.

5. Defensividade exacerbada

Está constantemente na defensiva, mesmo quando alguém está apenas tentando ajudar ou dar um conselho amigável? Esse comportamento pode impedir que você ouça feedbacks valiosos e construa relações mais profundas.

6. Autoritarismo

Querer controlar ou monitorar excessivamente os membros da família, decidindo por eles ou interferindo em suas decisões pessoais, pode ser sufocante. Isso cria um ambiente onde os outros se sentem infantilizados ou desrespeitados.

7. Humilhação e sarcasmo

Usar sarcasmo ou humilhar os membros da família, especialmente em público, não é apenas desrespeitoso mas também pode criar traumas e ressentimentos duradouros. Não alimente esse comportamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário