A preço de banana: graças à onda de calor, preço do ovo CAI no mercado

Com a onda de calor que vem atingindo grande parte do país, o preço da dúzia de ovos está menor nos supermercados. Confira!



A onda de calor que está presente em grande parte do Brasil tem afetado não somente o conforto dos brasileiros mas também o preço dos ovos nos supermercados. Por ser extremamente perecível, os ovos estão sendo vendidos com preços abaixo do “normal”. Com o calor acima do esperado para a época, os produtores estão ofertando diversos descontos. A medida se dá porque as temperaturas mais altas diminuem o tempo de validade do produto.

Leia mais: Sem desperdício: dois testes fáceis reconhecem ovos que estão vencidos

Além disso, o sol intenso tem um efeito direto no produto que começa desde a sua produção pelas galinhas. Isso, porque o calor causa um estresse térmico nos animais, que comem menos e produzem ovos menores. No caso de galpões que não contam com climatização, a produção dos animais fica mais suscetível ao clima.

O valor intenso pode causar também a morte das galinhas. De acordo com Juliana Ferras, analista de mercado pecuário do Cepea, há relatos de produtores que perderam 400 galinhas por dia devido às temperaturas acima dos 30 °C.

Preço cai até 30%, mas isso tem prazo contado

Nos últimos 4 meses, o preço da caixa de ovos caiu 30%; no entanto, o saldo do ano conta com uma alta de 11,67%, de acordo com o levantamento feito pelo IBGE. O aumento se dá principalmente devido à retração da oferta entre os meses de fevereiro a maio. Além disso, houve uma valorização de 15,61% nos últimos 12 meses.

Mesmo que os preços tenham uma queda devido ao calor, as temperaturas deverão ficam mais amenas na virada do mês de setembro para outubro, ou seja, é provável que, com a volta do clima ameno, o preço dos ovos também volte ao normal; porém, com a chegada do verão no final do ano, é possível que um novo reajuste seja feito.

“Esperamos que essa onda de calor intenso não se repita durante outubro e deva se estabilizar, assim como o impulsionamento de vendas que talvez tenha tido reflexo no preço. A partir agora, o mercado de ovos vai se estabilizar mais porque o consumo é maior no final do ano”, afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário