Acabou a dúvida: pneus têm validade? Entenda a vida útil dessa ‘peça’ do carro

Especialistas do setor apresentam opiniões diferentes sobre o prazo de validade do componente. Afinal, o item tem ou não a validade?



Quem é proprietário de algum veículo já deve conhecer a ampla lista de cuidados que o automóvel requer. Não é novidade que as ações garantem segurança e, além disso, asseguram o bom desempenho do carro. Manter os cuidados em dia irá evitar que o motorista tenha uma grande dor de cabeça que acabará pesando no bolso.

Leia mais: Fim do mistério: rodar de pneu cheio ajuda a economizar gasolina?

Entre as medidas de cuidado, a que mais gera dúvida nos condutores é a validade dos pneus.

Há quem diga que os itens têm prazo de validade e podem ser usados até dez anos após a data de fabricação; contudo, também é possível encontrar na internet opiniões apontando que esse prazo é inexistente. Em meio aos debates, um ponto é importante: é preciso ter atenção com o item. Confira detalhes a seguir!

Afinal, pneu tem mesmo validade?

Segundo as informações da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), o item não apresenta esse prazo, mas é importante destacar que as empresas costumam dar um período de garantia ao produto de até cinco anos, contando a partir da fabricação.

O diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina reforçou que a validade é indeterminada. Ele destacou que o produto ainda pode apresentar boas condições, mesmo com fim do período de garantia. Para saber se tudo está “nos conformes”, a orientação é buscar saber qual é o prazo de garantia ofertado pela marca, verificar a data de fabricação e levar o carro até um mecânico de confiança para uma checagem.

A última informação pode checada no número DOT, localizado na lateral do produto. Ele é composto por dois dígitos. O primeiro é voltado para a semana, enquanto o segundo indica o ano.

Por outro lado, outros especialistas na área discordam de que os pneus não têm um prazo de validade. Em sua coluna no Uol, o jornalista Boris Feldman apontou que a validade é de, no máximo, de dez anos. Nesse prazo, o item pode ser usado sem comprometer a segurança, mas após isso, deve ser trocado, até mesmo aquele armazenado no porta-malas ou em estoque da loja.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário