Após semanas de calor intenso, o Brasil começa a enfrentar condições climáticas adversas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo desta quinta (28) indica a presença de geada, vendaval e queda na temperatura em parte do país. As tempestades também se farão presentes, se espalhando por quase todas as regiões brasileiras.
Leia mais: A luz no fim do túnel: onda de calor está com os dias contados; veja detalhes
Dessa forma, há previsão de tempestade sobre a faixa que inclui o Distrito Federal e outros oito estados, sendo eles: Goiás, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. Devido a esse fenômeno, o Inmet liberou um alerta na cor laranja, que representa perigo.
A previsão é de que os acumulados cheguem até 100 mm, com possível queda de granizo e rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h. Além disso, o Inmet informa que há “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos”.
Inmet emite seis alertas no país
Além do alerta laranja das tempestades, o Inmet emitiu outros seis alertas climáticos nesta quinta-feira (28). Assim, há um alerta de geada para a região serrana, central, oeste e extremo oeste de Santa Catarina, além do sudoeste do Paraná. No entanto, a geada deverá durar somente pelas primeiras horas da manhã.
Já no Sudeste, a frente fria vinda do Sul faz com que as temperaturas caiam entre 3ºC a 5ºC no leste de São Paulo, no sul do Espírito Santo, na zona da mata mineira e em todo Rio de Janeiro. No caso da zona que se estende entre o litoral sul paulista até o litoral baiano, o alerta do Inmet é para os bentos costeiros. Assim, eles podem acabar movimentando as dunas de areia para as construções próximas à orla.
Ademais, para algumas áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, o Inmet alerta para os vendavais. De acordo com a previsão, as rajadas podem chegar até 60 km/h, causando a queda de galhos de árvores.
Por fim, a onda de calor ainda se faz presente no norte mineiro, sendo a causadora de um alerta vermelho, de grande perigo. Isso porque as temperaturas estão 5ºC acima do esperado para esta época do ano há mais de cinco dias. Mesma situação ocorre no sertão nordestino, porém com alerta na cor laranja, visto que as temperaturas estão acima da média somente entre três a cinco dias.