Não dá para negar que a televisão é parte da cultura brasileira, principalmente pelos programas televisivos e pelo grande sucesso das novelas; no entanto, com o constante avanço da tecnologia, muitos podem acabar perdendo o acesso ao sinal de TV por não ter condições financeiras de adequar os aparelhos. Veja como pedir a antena digital!
Leia mais: À caça do gatonet: operações da Anatel derrubam 1,4 milhão de TVs Box.
Um dos exemplos mais recentes dessa evolução tecnológica é a chegada do sinal 5G no país, que atrapalha a transmissão do sinal analógico para as residências brasileiras. Para se adaptar, é necessário trocar as antenas antigas. Pensando na parte da população que não tem os recursos necessários para arcar com essa troca, o Governo Federal e o Ministério das Comunicações criaram o programa Siga Antenado.
Por meio dele, os brasileiros recebem o kit antena digital, que inclui uma nova antena parabólica digital para as famílias. Com ele, é possível que esses brasileiros garantam o acesso ao sinal televisivo, que oferta uma melhor qualidade de imagem. Ao todo, mais de 1 milhão de famílias inscritas no CadÚnico já receberam os seus kits.
Quem tem direito ao kit antena digital?
Como o programa beneficia as famílias de baixa renda, há alguns critérios a serem atendidos para que o cidadão possa ter direito ao kit. Assim, é necessário estar inscrito em algum programa social do Governo Federal, por meio da sua inscrição no CadÚnico, e ter uma antena parabólica tradicional conectada à televisão de sua residência.
Dessa forma, o Siga Antenado irá beneficiar somente as famílias que ainda não têm os aparelhos digitais em suas casas, ou seja, as residências que já têm acesso ao sinal digital não terão direito ao kit. Isso inclui as que contam com a antena digital espinha de peixe, antena digital interna e televisão por assinatura.
As pessoas que se enquadram nos requisitos estabelecidos acima devem solicitar o agendamento da troca por meio do site do Siga Antenado, escolhendo o dia e o horário para a instalação do novo kit. Caso o cidadão tenha dúvidas acerca do procedimento, ele poderá entrar em contato pelo número 0800 729 2404.