A Microsoft anunciou recentemente que irá acabar com um dos seus aplicativos mais conhecidos. O anúncio foi feito na última semana. Ele informava que o suporte para app de edição de texto WordPad será descontinuado de uma vez por todas. Dessa forma, o recurso não mais ficará disponível nas próximas atualizações do Windows.
Leia mais: Adeus, Google? Samsung quer substituir buscador por Bing, da Microsoft
Lançado em 1995, o WordPad iniciou como parte do sistema operacional Windows 95. Ele é um editor de texto simples, que ainda é mais completo do que o Bloco de Notas; porém, sem todos os recursos do Microsoft Word. Com ele, os usuários criavam e editavam documentos de texto de forma mais rápida e descomplicada.
Ele foi o editor de texto preferido de parte dos usuários por quase 30 anos.
Afinal, quando o app será desabilitado?
Mesmo após o anúncio de que irá descontinuar com o editor, a Microsoft não estabeleceu um prazo específico para que a remoção completa aconteça; no entanto, a nota emitida deixou claro que a medida faz parte de um esforço maior para conseguir modernizar e otimizar o ecossistema de software da Microsoft.
Além do WordPad, outros aplicativos antigos e raramente usados pelas pessoas também serão descontinuados. Como uma solução para os usuários do editor de texto, a Microsoft aconselhou a migração para o Word ou para editores mais avançados. Além de contarem com opções de formatações mais completas, esses editores também oferecem uma maior segurança.
Com essa decisão da Microsoft, os usuários começaram a se questionar sobre o futuro dos demais softwares clássicos do Windows, como o próprio Bloco de Notas e o famoso Paint. Apesar disso, ainda não há informações sobre o futuro desses aplicativos, ou seja, não se sabe se eles serão continuados ou encerrados.
Os usuários receberam a nota com um misto de sentimentos. Enquanto alguns lamentam o fim do WordPad, outros compreendem que a decisão é um passo importante para a modernização do Windows.