scorecardresearch ghost pixel



Água em mãos: onda de calor extremo atingirá o Brasil neste fim de semana

Calor extremo exige cuidados extras, como reforço na hidratação e o evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.



Se você já está desesperado com o calorão que tem feito em várias cidades do Brasil, é bom se preparar, pois vem mais calor extremo pela frente, com uma nova onda que estará ainda mais quente neste fim de semana. É hora de se hidratar e reforçar os cuidados com a sua saúde.

Leia mais: Quase 50ºC: início da primavera traz calor extremo NESTE fim de semana

O calor extremo tem prejudicado a qualidade de vida de muitos brasileiros. As temperaturas altíssimas exigem mais atenção, principalmente em relação ao consumo de alimentos ricos em água, como frutas, a exemplo do melão e da melancia, assim como cautela ao se expor ao sol em horários de muito calor.

Onda de calor extremo

Se você está planejando atividades ao ar livre no final de semana, é preciso ter ainda mais atenção, pois o calor extremo pode ser prejudicial para a sua saúde. Escolha os horários mais frescos e procure lugares com sombra, como debaixo de árvores.

A onda de calor que está atingindo o Brasil trará temperaturas altíssimas, que podem passar de 40°C em vários estados, especialmente em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no interior do Maranhão.

A previsão também vale para o Piauí, oeste da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e até no Paraná.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para os estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Esse calor extremo deixa todos mais vulneráveis, especialmente as pessoas idosas e aquelas com problemas de saúde. Por isso, neste final de semana, reforce os cuidados.

Isso, porque a exposição prolongada ao sol e ao calor intenso podem provocar insolação, com aumento da temperatura corporal, confusão mental, náuseas, vômitos e tonturas.

No caso de desidratação, você pode experienciar sintomas, como boca seca, urina escura, fraqueza, tontura e desmaio. O ar quente e seco também agrava problemas respiratórios, como a asma e doenças pulmonares.

Sendo assim, tome medidas extras para se proteger do calor, fique sempre hidratado, evite exposição direta ao sol e use roupas leves e confortáveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário