Conforme informações do Climatempo, os moradores da região Sudeste do país vão enfrentar uma onda de calor intenso. Nos próximos dias, a população passará por dias onde haverá um tempo firme, marcado por altas temperaturas. O sol forte deve aparecer na região metropolitana de São Paulo, no Triângulo Mineiro. Não há possibilidade de chuva em boa parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Leia mais: Sol de 45ºC: Brasil terá onda de calor que pode colocar vidas em risco
A situação não se mantém assim em todo o território nacional. A chegada de uma nova frente fria deve passar pela região Sul, marcando o início da semana da população com chuvas volumosas e persistentes. Segundo os dados, o Rio Grande do Sul volta ao contexto de alerta devido à circulação de ventos. Confira mais detalhes a seguir!
Haverá calor: clima no Brasil nesta segunda-feira, 18
Como mencionado, a passagem de uma nova frente fria deve influenciar no tempo. O sol ainda deve aparecer em Porto Alegre, mesmo com alta nebulosidade; contudo, a probabilidade é de que a chuva caia a qualquer momento do dia. Já em Santa Catarina e Paraná, os dias serão ensolarados, com muito calor, mas no final da tarde e início da noite, é previsto que haja pancadas de chuvas.
Enquanto isso, no Centro-Oeste, a população de todas as áreas da região vão poder curtir uma manhã de muito sol e calor, mas o ar quente e úmido vai propiciar a formação de nuvens de chuva. No Nordeste, o tempo é firme e apresenta baixa umidade do ar. A chuva deve aparecer de modo concentrado na faixa litorânea.
Por fim, o tempo no Norte será dividido entre clima abafado e pancadas de chuva. É provável que os temporais apareçam em Amazonas e Roraima, isoladamente. Já em Rondônia e Acre, além da chuva, a população se deparará com raios e ventos moderados. Em Tocantins e no leste e centro-sul do Pará, o tempo segue firme.
No litoral do Pará e Amapá, a previsão é de chuvas pontuais.