Alerta geral é emitido para as pessoas que possuem TV Box em casa

Se você tem uma TV Box em casa e está relatando dificuldades para consumir os conteúdos, pode ser devido a essa ação da Anatel.



Muitos brasileiros estão relatando uma grande dificuldade de consumir conteúdos disponibilizados pelas famosas TV Box. Isso, porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) firmou uma parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) para bloquear qualquer tipo de transmissão irregular ao vivo.

Leia mais: Pirataria com os dias contados: Anatel anuncia escritório físico para investigar IPTV ilegal

Nos últimos anos, a Anatel esteve focada em acabar com a pirataria desses serviços no país, intensificando a fiscalização acerca dos aparelhos TV Box e das IPTVs, conhecidas também como “gatonet“. De acordo com o órgão, mais de 6 milhões de aparelhos não homologados foram apreendidos nos últimos dois anos.

Desse total, 1,5 milhão foram TV Box.

Além disso, a Anatel suspendeu 5 milhões de transmissões ilegais apenas em fevereiro deste ano. Esse é o caso de jogos de futebol, por exemplo. “Estamos concluindo a montagem de um laboratório dentro da agência para bloquear conteúdos ao vivo. Isso é de extrema importância”, explicou Moisés Moreira, conselheiro da agência.

Quais as diferenças entre IPTV e TV Box?

A TV Box é um aparelho que possibilita que qualquer televisão comum se torne uma smart TV.

Com ele, o usuário consegue ter acesso a plataformas de streaming, redes sociais e navegadores de internet; no entanto, nem todas as opções no mercado são ilegais, ainda que algumas marcas sejam homologadas pela própria Anatel. Entre elas, estão: Amazon, Google, Apple, Xiaomi e outras.

Já o IPTV, é a transmissão do sinal de televisão utilizando internet banda larga (por protocolo IP). Assim como na TV Box, também há algumas opções autorizadas no mercado. É preciso ter atenção na hora de contratar um serviço deste tipo.

De acordo com a Anatel, o intuito da agência é de piorar a experiência do usuário que utiliza esses serviços ilegais. Dessa forma, ao ter uma transmissão irregular, os usuários podem acabar sendo desestimulados a contratar esse tipo de serviço. Por consequência, isso irá reduzir a pirataria das produções audiovisuais no país.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário