Mesmo após uma grande tragédia causada pelas águas no fim de semana, as chuvas intensas no Rio Grande do Sul ainda não vão dar trégua. De acordo com a previsão divulgada pela MetSul Meteorologia, o volume previsto para os próximos dias no estado deve ser extremamente alto. Em apenas quatro dias de chuvas, a previsão é de que os índices atinjam o dobro da média histórica prevista para todo o mês de setembro.
Veja também: Vítimas de ciclone no RS poderão realizar saque-calamidade do FGTS
Vale ressaltar que esse será o terceiro episódio de chuvas intensas e excessivas no Rio Grande do Sul apenas neste mês. Até o momento, a tragédia já causou 43 vítimas fatais, devido as consequências da última tempestade severa registrada no estado.
Dessa forma, a previsão indica que os volumes e chuvas serão suficientes para causar novos alagamentos em áreas urbanas e rurais, além de inundações repentinas localizadas. Isso porque os novos casos de chuvas intensas podem causar a inundação dos rios que já estão cheios, gerando novos casos de enchentes.
Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul nesta semana
Com o início de uma nova semana, os moradores gaúchos estão ansiosamente de olho na previsão do tempo. Assim, esta segunda-feira (11) será marcada por sol quente e muito calor, com máximas chegando a 34ºC em diversas cidades. No entanto, uma frente fria avança sob o estado no fim do dia, gerando fortes chuvas e temporais com raios, com chance também de granizo em algumas áreas.
Já na terça-feira (12), a frente fria continuará causando chuvas intensas no Oeste e na metade Sul do estado, com as instabilidades podendo atingir também o Centro do Rio Grande do Sul até o final do dia. Assim, metade sul do estado deverá registrar temperaturas de 10ºC a 13ºC, enquanto o norte gaúcho chega aos 30ºC durante à tarde.
Na quinta (14), um novo ciclone extratropical impulsiona a frente fria e as chuvas para Santa Catarina, Paraná e parte do Centro-Oeste e Sudeste brasileiro. Com a grande circulação de umidade, novas chuvas volumosas e fortes devem acontecer nas áreas, principalmente no leste e norte gaúcho.
Por fim, a MetSul alerta para as cidades em torno dos rios Quaraí, Ibirapuitã, Jaguarão, Piratini e Camaquã, no Oeste e no Sul gaúcho. Devido ao excesso de chuvas, somado aos episódios registrados nos últimos dias, alguns açudes podem transbordar, intensificando os estragos causados pelo transbordamento dos rios.