Alerta para ESTAS capitais: calor de até 43ºC vem com tudo hoje (22/09)

Empresas de meteorologia avisam que onda de calor ainda deve durar até o último suspiro do fim de semana.



Geralmente, em agosto e setembro temos um pico de altas temperaturas e um calor acima do normal. Mas ninguém estava preparado para o que está acontecendo em 2023. Neste ano, uma onda de calor sem precedentes está assolando várias partes do país e algumas capitais chegaram a marcar mais de 40ºC.

Leia mais: Que sufoco! Calor no país deve superar os 40ºC a partir de sexta-feira (22)

Três delas, inclusive, bateram seus recordes de calor. Foi o caso de Campo Grande (36ºC), Goiânia (38,3ºC) e Boa Vista (40,6ºC). Além disso, no mínimo outras oito cidades do Brasil podem superar seus registros até o fim de semana.

Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho avisando sobre uma onda de calor que vai assolar grande parte do país. A situação só deve melhorar no domingo, 24 de setembro, após as 18h.

Além das altas temperaturas, o instituto também alertou a respeito da baixa umidade do ar.

Centro-Oeste, prepare-se para o calor!

Segundo a previsão do tempo, os estados do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) serão os mais afetados no fim de semana, quando a onda de calor terá seu ápice.

E quem sofrerá mais será Cuiabá, onde a expectativa é de que termômetros marquem 43ºC. Campo Grande vem logo em seguida, com previsão de 39ºC e, depois, Goiânia, com 38ºC.

Mas isso não significa que as outras regiões não devam se preocupar. O calor estará por toda parte.

No Sudeste, é esperado que as pessoas no Rio de Janeiro sintam um calor de 41ºC. Em Belo Horizonte e Vitória a situação será um pouco mais amena: 36ºC. No Norte, as capitais deverão marcar aproximadamente 40ºC, sobretudo Palmas e Teresina.

Chuva?

Tem-se a previsão de pancadas de chuva no fim de semana para as regiões da Zona da Mata e do Agreste do Nordeste. E também em grande parte da região Norte.

O Sul, no entanto, terá fortes chuvas. As regiões da serra, do litoral e do Vale do Itajaí em Santa Catarina podem experienciar clima chuvoso. E Curitiba pode ver seus termômetros na casa dos 35ºC.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário