A formação de um ciclone extratropical no Sul está provocando chuvas intensas, tempestades e elevado volume nos três estados da região e também em São Paulo. Além disso, o sistema auxiliou no aumento da umidade no centro do país, onde já são registradas chuvas isoladas.
Leia mais: Adeus, calorão! Inmet emite ALERTA de chuva forte em 8 estados; veja onde
Até o fim de semana, há previsão de precipitações sobre áreas do Norte, Centro-Oeste e Nordeste. A nebulosidade começou a aumentar na quarta-feira (27) entre o Centro-Oeste e o Sudeste, com pancadas registradas em São Paulo, sul do Rio de Janeiro, nordeste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sudoeste do Mato Grosso e oeste do Triângulo Mineiro.
Na Região Norte, instabilidades também já se formam e provocaram pancadas entre o Amazonas e o Pará e entre o Amazonas e o estado de Rondônia. No período da tarde de ontem, as instabilidades ganharam intensidade e abrangência, aumentando o potencial das chuvas de forte intensidade e das tempestades pontuais.
Nesta quinta-feira (28), o afastamento do ciclone extratropical para o oceano favorece precipitações pontuais no Pará, centro-norte do Tocantins e entre Amazonas e Rondônia.
A previsão para a tarde de hoje é de novos períodos de instabilidade, com pancadas de chuva de até forte intensidade e tempestades em Goiás, Amazonas, Tocantins, centro, oeste e sul do Pará, Mato Grosso, nordeste do Mato Grosso do Sul, centro e oeste de Minas Gerais e na divisa de São Paulo com o Triângulo Mineiro.
Há possibilidade de chuva fraca e chuvisco, queda nas temperaturas e até frio no Rio de Janeiro e na faixa entre o leste de São Paulo e a região metropolitana da capital.
Mais chuvas no fim de semana
A previsão do tempo para sexta-feira (29) é de pancadas intensas e tempestades entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. As instabilidades se espalham pelo país ao longo do dia, atingindo estados das regiões Norte e Sudeste.
No sábado (30) e no domingo (1º), uma frente fria avança para a região Sul e encontra uma região de cavado sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, provocando mais chuvas em todas essas áreas e também no Norte. No domingo, o volume previsto para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro pode provocar transtornos para a população.