Conforme mostram as projeções meteorológicas, parece que a onda intensa de calor que atingiu todo o território nacional está com os dias contados, pelo menos para as regiões Sul e Sudeste. As áreas vão receber uma frente fria e, com isso, a população deve se preparar para passar por mudanças drásticas no clima.
Leia mais: Impossível ignorar: na onda de calor, consumo de energia aumenta; como economizar?
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para essa semana, alguns temporais, granizo e volumes significativos de chuva, alcançando, sobretudo, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Toda essa condição será proporcionada pelo ar quente persistente e a chegada do ar frio.
Queda de temperatura no Sul e Sudeste
A previsão é que o tempo fique assim até esta quarta-feira, 27. A expectativa é que o volume de chuva atinja aproximadamente 100 mm e, em algumas áreas, como a região metropolitana de Porto Alegre, é esperado um volume ainda maior. O tempo apresentará ventos de 70 km/h, com a formação do ciclone extratropical.
Esse novo ciclone propiciará a criação de uma frente fria, fazendo com que a população de Santa Catarina e São Paulo passe por temporais. A partir de quinta-feira, 28, os termômetros vão marcar uma queda brusca na temperatura, pois a previsão está indicando mínima de 3°C na Campanha Gaúcha e 9°C em Porto Alegre.
Quando esse sistema se mover em direção ao oceano, no final de semana, os gaúchos terão tempo seco. A instabilidade será reservada apenas para Santa Catarina e Paraná. As temperaturas também devem cair no Sudeste, de quarta-feira, 27, para quinta-feira, 28.
Além disso, nas áreas do sul e leste da região, há previsão de temporais e trovoadas nos próximos dias, com acumulação de chuva que pode exceder 50 mm, abrangendo o sul de Minas Gerais e os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Mas a situação não será a mesma em todo o país. No Centro-Oeste, a onda de calor continuará. No Nordeste, o tempo ainda será de calor, mas com céu nublado. Já no Norte, é provável que o clima seja marcado por pancadas de chuvas isoladas.