scorecardresearch ghost pixel



Anvisa proíbe venda de suplementos que ‘tratavam’ problemas de visão

Suplementos alimentares foram proibidos devido à propaganda irregular das quais estavam sendo alvos. Entenda o caso e veja quais são as marcas!



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso das marcas Sulinex, Visipro e Ocularis. Os produtos eram divulgados de forma irregular na internet, prometendo o tratamento de vários problemas de visão, como catarata, glaucoma, entre outros.

Leia mais: Anvisa proíbe venda de produto para crianças considerado PERIGOSO

Além disso, a resolução publicada nesta segunda-feira, 7, determina também a apreensão dos produtos.

A medida foi tomada após a agência receber denúncias e questionamentos acerca do assunto. A partir disso, a Anvisa identificou que os suplementos alimentares tinham os seus fabricantes desconhecidos, logo não era possível encontrar a origem dos produtos. Além disso, esses produtos não podem ser divulgados prometendo tratamento, prevenção ou cura de doenças e problemas de saúde.

Essa não é a primeira resolução publicada que proíbe a venda de produtos que prometem a cura de problemas de visão. Em maio deste ano, a agência determinou a proibição e a apreensão da marca Visium Max, que tinha as mesmas indicações irregulares para o tratamento de problemas de visão.

Anvisa alerta para propagandas enganosas

Além das proibições, a Anvisa alertou os consumidores a respeito das propagandas enganosas de itens com promessas milagrosas veiculadas nas redes sociais e nos demais meios de comunicação. Na maioria das vezes, esses produtos são vendidos como suplementos alimentares, mas são apenas fontes de nutrientes e outras substâncias bioativas. Não há nenhuma comprovação científica junto à Anvisa de ação terapêutica ou estética.

Ademais, a agência também proíbe que esses suplementos sejam comercializados sob alegação de tratamento, cura, prevenção de doenças e solução de problemas relacionados à saúde. Com isso, qualquer tipo de propaganda de suplemento alimentar que faça essas afirmações está cometendo uma ação irregular.

Entre as indicações da agência, é recomendado não comprar e utilizar suplementos alimentares que prometam:

  • Emagrecimento;
  • Aumento da atenção e foco;
  • Melhora nas funções sexuais;
  • Diminuição de rugas, flacidez, celulite, etc.;
  • Câncer;
  • Problemas de visão;
  • Aumento da fertilidade;
  • Alívio de sintomas da menopausa ou TPM;
  • Insônia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário