Ar de europeu: 6 sobrenomes entregam as raízes europeias na família

Ao estudar os sobrenomes, você pode conhecer melhor as suas origens e se surpreender com detalhes sobre os familiares que vieram antes de você.



Os sobrenomes, muitas vezes, contam histórias fascinantes sobre as origens das famílias e as suas raízes culturais. No Brasil, uma nação com uma rica mistura de culturas de todo o mundo, muitos sobrenomes têm raízes europeias. Pode ser que um deles seja o seu. Por isso, veja quais são os seis sobrenomes comuns que revelam as influências da Europa na sua família e indicam a sua origem.

Leia mais: As aparências enganam: 6 sobrenomes populares com significados NADA óbvios

Ao estudar um pouco mais sobre a origem dos sobrenomes, podemos ter algumas pistas fascinantes sobre a história das famílias brasileiras. Essa é também uma maneira de destacar a influência da colonização europeia no Brasil, tão presente ainda nos dias de hoje.

Sobrenomes que indicam a sua origem

Os nomes de família são importantes por representar a ligação entre o passado e o presente. Por meio deles, nós conseguimos ter uma noção maior sobre a vida dos familiares que vieram bem antes de nós, de onde eles partiram até chegar ao Brasil, por exemplo. É uma marca das ricas tradições culturais que formaram a identidade brasileira. Essa diversidade é um dos aspectos mais interessantes da nossa cultura, que sofreu diversas influências.

Pensando nisso, cada sobrenome conta uma história de origens distantes, como na Europa. Entre os mais comuns, que ainda são muito encontrados no Brasil, estão:

Pereira: este sobrenome tem origem direta em Portugal, onde as regiões envolvidas no cultivo de peras levaram as pessoas a adotar o sobrenome Pereira. É uma homenagem direta à árvore que produz essa fruta.

Camargo: tem origem na Espanha, particularmente no século XIII, e faz referência a uma região específica do país, o Vale de Camargo, localizado em Santander, Cantábria. Assim, destaca a geografia espanhola.

Carvalho: mais um de origem ibérica, Carvalho era especialmente apreciado pelos judeus portugueses. Ele simboliza características, como longevidade e resistência, associadas à árvore de carvalho.

Fernandes: um sobrenome comum em Portugal e Espanha. A terminação “es” ou “ez” faz referência ao “filho de”.

Nogueira: faz referência às pessoas que nasceram na região de Torre de Nogueira, em Portugal.

Macedo: o sobrenome também tem origens geográficas e se refere a alguém que vem de uma região repleta de macieiras em Portugal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário