A herança é um conceito fundamental em genética e cultura que se refere à transmissão de características ou propriedades de uma geração para a próxima. Na genética, a herança se relaciona com a passagem de informações genéticas de pais para filhos, determinando características físicas, predisposições a doenças e outras características hereditárias.
Veja também: ESTES famosos são donos de bebidas famosas e ninguém faz ideia
Entretanto, na cultura, a herança abrange a transmissão de conhecimentos, valores, tradições e bens materiais de uma geração para a seguinte, desempenhando um papel crucial na preservação da identidade cultural e na formação das identidades individuais e coletivas ao longo do tempo.
Nesse sentido, o Brasil conta hoje com herdeiros de grandes fortunas, que se destacam não só pelo patrimônio, mas também pelo talento, pela influência e pelo estilo. Confira a seguir:
Herdeiros de grandes fortunas do Brasil:
1. Renata Goldfarb
Uma das herdeiras da rede de lojas de roupas femininas Marisa, fundada por seu avô em 1948. A marca é uma das líderes do segmento no país, com mais de 400 lojas espalhadas pelo território nacional. Renata é especialista em marketing de vendas, com uma veia empreendedora.
Em 2016, ela lançou a marca de bolsas Grass, cuja proposta é oferecer produtos de qualidade, com design exclusivo e preço acessível. As bolsas da Grass são feitas com materiais sustentáveis, como couro vegetal e tecido reciclado.
2. Thássia Naves
Herdeira da Família Naves, que possui negócios nas áreas de agronegócio, energia e imóveis. Mas ela não se contentou em apenas usufruir da fortuna familiar. Ela se tornou uma referência quando o assunto é moda e já foi considerada a principal blogueira do ramo da América Latina, segundo o jornal El País em 2014.
Só para exemplificar, Thássia começou a compartilhar seus looks na internet em 2009 e hoje tem mais de 4 milhões de seguidores no Instagram. Ela também é empresária e lançou sua própria marca de roupas, a Thássia Naves Collection.
3. Alexandre Negrão
Filho de Francisco Negrão, um dos fundadores da Medley, que já foi o maior laboratório de genéricos do Brasil. A empresa foi vendida em 2009 para a francesa Sanofi por cerca de R$ 1,5 bilhão. Hoje, a família controla a Aeris, empresa que fabrica pás para turbinas de energia eólica.
Dessa maneira, a Aeris é líder no mercado nacional e exporta para países como Estados Unidos, China e Espanha. Alexandre é formado em administração e também é piloto de automobilismo. Ele já participou de competições como Stock Car e Fórmula Renault.
4. Lívia Nunes
Filha de Ricardo Nunes, fundador da rede de varejo Ricardo Eletro, que chegou a ter mais de mil lojas pelo Brasil. A empresa entrou em recuperação judicial em 2020 e foi vendida para a empresa Máquina de Vendas em 2021.
Além disso, Lívia é influencer e tem mais de 500 mil seguidores no Instagram. Ela também é modelo e conhecida por seu trabalho na moda. Ela é casada com outro grande herdeiro: Adibe Marques.
5. Adibe Marques
Filho de João Adibe Marques, CEO e presidente do grupo CIMED, com atuação na indústria farmacêutica de remédios. O grupo fatura mais de R$ 2 bilhões por ano e tem mais de 3 mil funcionários.
Da mesma forma, o jovem Adibe Marques também é piloto da Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro. Ele corre pela equipe Blau Motorsport e já conquistou alguns pódios na competição.
6. Paula Aziz
Neta de Agilberto Gomes da Silva, fundador do Grupo Agilitá, que engloba as marcas Agilitá Brasil, Fabulous Agilitá e Linda de Morrer. O grupo é especializado em moda feminina e tem mais de 800 pontos de venda pelo país.
Ou seja, Paula é estilista carioca e atualmente atua como CEO do grupo. Ela também assina a grife Fabulous Agilitá, que tem como público-alvo mulheres sofisticadas e antenadas nas tendências.