Quem está em busca de tranquilidade e segurança ao adquirir um imóvel, especificamente na região Centro-Oeste do Brasil, pode contar com um levantamento realizado pelo guia imobiliário MySide, que funciona como um orientador para aqueles que priorizam a segurança como critério para as cidades em que poderiam morar.
Leia mais: Faça as malas: lista das 10 capitais mais seguras do Brasil em 2023 é divulgada
O guia coletou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além do Ministério da Saúde, para apresentar um índice dos municípios mais seguros e onde vale a pena comprar um imóvel, considerando esse fator. O estudo foi divulgado em agosto desse ano e se baseou na taxa de assassinatos por cada cem mil habitantes como o principal critério para classificar as cidades.
A análise considerou apenas as localidades com uma população superior a cem mil habitantes, o que explica por que alguns estados não têm um total de cinco cidades incluídas na pesquisa.
Lista evidenciou 14 cidades na região
O ranking apresentado de Goiás mostra, em primeiro lugar, a cidade de Itumbiara, que atualmente tem 113 mil habitantes. Na segunda posição, está Rio Verde, a quarta cidade mais populosa do estado, que recebe feiras importantes do agronegócio. Recebendo a medalha de bronze, está Anápolis, com os seus 398 mil habitantes, consolidada pelo polo industrial.
Na quarta posição, está Goiânia, a capital do estado chama atenção pela infraestrutura arborizada e gastronomia local. O quinto lugar é ocupado por Trindade, também conhecida como Capital da Fé. A cidade recebe, todos os anos, cerca de 3 milhões de fiéis durante a Festa do Divino Pai Eterno.
Em Mato Grosso, a lista evidencia os seguintes municípios: Várzea Grande, Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Tangará da Serra. O primeiro município mencionado sai na dianteira da lista do estado e conta com atrativos turísticos. Em Cuiabá, segundo do ranking, com uma população de 600 mil habitantes, se destaca pela arquitetura com uma forte influência portuguesa.
Além de ser a terceira mais segura de Mato Grosso, a cidade de Sinop é um lugar planejado e moderno. Rondonópolis ainda chama atenção em uma série de fatores, sobretudo, na produção agrícola e industrial, enquanto Tangará da Serra é atrativa pelos seus pontos turísticos.
Por fim, a lista mostra as cidades mais seguras de Mato Grosso do Sul. As cidades evidenciadas são: Três Lagoas, cidades com 132 mil habitantes; Campo Grande, centrada na atividade agropecuária e com 900 mil habitantes; e Dourados, a terceira mais segura do ranking do estado, com 225 mil habitantes.
Brasília aparece no ranking como a única do Distrito Federal a ser muito segura.