Um novo ciclone extratropical se formará nesta quinta-feira (14) a leste da costa do Rio Grande do Sul. O fenômeno será causado devido a uma área de baixa pressão. De acordo com a MetSul Meteorologia, mesmo sem previsão de temporais como os da última semana, a preocupação se dá devido ao acumulo de água dos últimos dias e os novos precipitados.
Veja também: Vítimas de ciclone no RS poderão realizar saque-calamidade do FGTS
Como o solo já está bastante úmido e frágil pelas enchentes e tempestades dos últimos dias, até mesmo os ventos moderados podem fazer com que essas árvores caiam. “A boa notícia é que quando o campo de vento do ciclone começar a adquirir maior extensão e intensidade sobre o Oceano Atlântico entre amanhã e sexta-feira (15/9), o sistema já vai estar em rápido afastamento da área continental”, afirmou o boletim divulgado. Não há previsão para que o ciclone avance para o Sudeste.
Além disso, a previsão divulgada indica que as temperaturas deverão cair em parte do país, mais precisamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. De acordo com o Climatempo, uma nova frente fria chegou ao Sul do país, diminuindo as temperaturas e intensificando as chuvas.
Previsão do tempo para esta quinta-feira (14)
Com a queda nas temperaturas, aumentam os riscos de geadas na região serrana de Santa Catarina, que também contará com chuvas. No Paraná e no restante de Santa Catarina, o sol irá se revezar com as pancadas de chuva ao longo do dia. No Rio Grande do Sul, a chuva acontece durante a madrugada e dará uma trégua a noite. Com o ciclone extratropical, o litoral sul de Santa Catarina e o litoral norte do Rio Grande do Sul podem registrar ventos de até 80 km/h.
Seguindo para São Paulo, a chuva atingirá a cidade somente nesta quinta. Isso porque o sistema se afastará já na sexta-feira (15). Dessa forma, as temperaturas ficarão em torno de 10ºC a 13ºC no interior durante a manhã. Já na capital, o sol aparece timidamente ao longo do dia, deixando as temperaturas mais baixas.
No Rio de Janeiro, o céu também ficará nublado nesta quinta e sexta. Contudo, mesmo com essa condição, as temperaturas ainda se mantém relativamente altas, fazendo com que o dia fique. Contudo, os termômetros não passarão dos 23ºC no Rio de Janeiro até sexta.
Por fim, o Norte do país continua com ar quente e úmido, o que favorece a formação de nuvens de chuva no Amazonas, Acre e Rondônia. A previsão para esta quinta é de dia abafado nos três estados, com chance de chuvas em alguns pontos. “Em todo o estado do Acre, a situação é de alerta para temporais com chuva forte e rajadas de vento, mas as temperaturas seguem acima dos 30 °C”, afirmou o boletim divulgado pelo Climatempo.