A Uber segue liderando o mercado de transporte por aplicativo no Brasil e em diversos países, saindo à frente de concorrentes como 99 e inDrive. Para se manter no topo, a empresa tem algumas exigências, como o modelo do carro utilizado pelo parceiro.
Leia mais: Não acumula! No sorteio especial de Independência, Lotofácil entregará R$ 200 milhões
Os veículos são aceitos apenas quando satisfazem as regras da categoria, como espaço interno, capacidade do porta-malas, cores e outros critérios. Essas características são especialmente importantes para quem oferece serviços nas modalidades Comfort e Black, já que a categoria X é mais flexível.
A partir de janeiro de 2024, cerca de 44 modelos de carros não serão mais aceitos pela Uber no Brasil. Segundo a companhia, a atualização tem como foco “manter essas categorias atrativas e proporcionar para motoristas parceiros e usuários a melhor experiência na plataforma”.
A opção Comfort tem como foco oferecer corridas em carros mais espaçosos, enquanto a Black é voltada para passageiros que preferem veículos de luxo. Já a classe X atende o público geral com viagens mais baratas.
Modelos que não serão mais aceitos
Categoria Uber Comfort
Os carros dessa opção precisam ter ar-condicionado, quatro portas e pelo menos cinco lugares, além de term sido fabricados a partir de 2013. Os motoristas devem cumprir alguns requisitos para serem elegíveis, com ter mais de 100 viagens na plataforma.
Em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, o condutor ainda precisa ter uma média de avaliações de 4,85 para receber viagens nessa modalidade. Já nas demais cidades, a pontuação mínima é 4,80.
Veja os modelos que não serão mais aceitos na Uber Comfort:
- Porsche Cayman
- Volkswagen Voyage
- Chevrolet Blazer
- Chevrolet Cobalt
- Caoa Chery Tiggo 7 Pro
- Caoa Chery Tiggo 8 Pro
- Ford Edge
- Ford Fiesta Sedan
- Ford Focus
- Ford Ka Sedan
- Ford Territory
- Chevrolet Joy Plus (aceito apenas no RJ)
- Citroën C4 Pallas
- Citroën C5
- Fiat Bravo
- Fiat Doblo
- Fiat Grand Siena
- Fiat Idea
- Fiat Linea
- Fiat Siena
- Fiat Siena Attractive
- Geely EC7
- Honda CR-V
- Honda Fit
- JAC Motors J5
- JAC Motors J6
- JAC Motors iEV20
- Land Rover Freelander
- Lexus ES
- Lifan 530
Categoria Uber Black
A classe mais luxuosa da Uber exige veículos fabricados a partir de 2015, com ar-condicionado, quatro portas e uma das seguintes cores: branco, preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho ou marrom. O motorista precisa ter ao menos 100 viagens na plataforma e média de avaliação mínima de 4,85.
Os seguintes modelos ficam de fora da categoria Black a partir de 2024:
- Toyota Corolla Fielder
- Toyota Hilux
- Audi RS7
- Ford Edge
- Ford Focus
- Ford Territory
- Honda CR-V
- JAC Motors T6
- Land Rover Freelander
- Lifan X60
- Mitsubishi Pajero TR4
- Peugeot 2008
- Peugeot 408
- Peugeot 508
- Renault Fluence
- Caoa Chery Tiggo 3x
- Citroën C4L
- Citroën C5
- Suzuki Grand Vitara
- Suzuki Vitara
Uber X
Para oferecer viagens na categoria X, basta deve ter um veículo fabricado nos últimos dez anos, com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado. Não são aceitos em nenhuma modalidade carros com placa vermelha, caminhonetes ou vans, nem tampouco adesivados, plotados, sinistrados ou com alteração nos sistemas de suspensão ou freios.