De 42ºC para 18ºC: novo CICLONE no Brasil pode decretar fim do calor?

De acordo com a previsão do tempo, um novo ciclone extratropical promete abaixar as temperaturas em parte do país nesta semana.



Os brasileiros enfrentaram temperaturas surpreendentes neste domingo (24), com o calor ultrapassando os 40ºC em diversas partes do país. No entanto, os termômetros continuarão marcando temperaturas elevadas na última semana de setembro, com a previsão indicando 40ºC em Cuiabá nesta segunda (25) e terça (26).

Veja também: Vem aí? Saiba a posição do governo quanto à volta do horário de verão

Em contrapartida, a formação de um novo ciclone extratropical na região Sul irá intensificar as instabilidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com isso, os alertas são para as áreas do sul, leste, litoral, região da Grande Porto alegre e o extremo norte do Rio Grande do Sul. A previsão é de que o ciclone comece a se afastar já na quarta-feira (27).

Dessa forma, o clima irá mudar completamente em menos de uma semana. Enquanto Curitiba esperava 42ºC no domingo, a máxima prevista para quinta (28) será de 18ºC. Os efeitos do ciclone serão sentidos também no Sudeste. Assim, as temperaturas máximas em São Paulo serão de 20ºC, de 22ºC no Rio de Janeiro e de 27ºC em Vitória.

Ciclone extratropical atinge Sul e Sudeste

Na região Sul, as temperaturas começam a cair mediante a chegada do novo ciclone extratropical, que causará ventos entre 60 km/h a 80 km/h. Na quarta-feira (27), a frente fria irá se espalhar de forma mais ampla em Santa Catarina e no Paraná, demandando atenção dos moradores das áreas para o risco de transtornos.

No Sudeste, a última semana de setembro começará com calor intenso em todas as capitais. Porém, com a chegada dos efeitos do ciclone, as temperaturas irão cair a partir de quinta-feira. Além disso, São Paulo também sentirá as rajas de ventos, ficando com temperaturas mínimas de 14ºC e máximas de 20ºC no dia 28.

Calor se mantém nas demais regiões brasileiras

Por outro lado, os efeitos do ciclone no Centro-Oeste serão sentidos somente no Mato Grosso do Sul. Porém, não o suficiente para abaixar as temperaturas registradas nos termômetros. Assim, o calor intenso continuará durante toda a semana, com temperaturas chegando aos 43ºC. Há previsão de pancadas de chuvas isoladas em Cuiabá e em Campo Grande.

No Nordeste, todas as capitais estão com previsão de mais de 30ºC ao longo da semana, com Teresina podendo chegar aos 39ºC. Há previsão de chuvas isoladas nesta segunda-feira em Maceió, que contará com temperatura máxima de 31ºC.

Por fim, a região Norte contará com a capital mais quente desta segunda. A temperatura em Palmas irá atingir os 40ºC, se mantendo em 39ºC durante o restante da semana. Há previsão de pancadas isoladas de chuva em Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho e Manaus.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário