Enquanto o signo solar nos dá uma visão geral da nossa essência e do nosso ego, há outro componente no mapa astral que é muitas vezes negligenciado: o ascendente. Ele reflete como nós nos apresentamos ao mundo, como os outros nos percebem e os comportamentos e reações iniciais que temos em situações novas.
Veja também: 6 signos podem se tornar rabugentos na velhice; será que o seu é um deles?
Os ascendentes mudam aproximadamente a cada duas horas, tornando-os únicos e essenciais para uma leitura astrológica precisa. Para descobrir o seu, é necessário saber a hora exata e o local do seu nascimento. Agora, vamos ver o que seu revela sobre você!
1. O ascendente é a primeira impressão que você passa
Ele diz como nos projetamos ou como os outros nos veem inicialmente. Por exemplo, alguém com ascendente em Leão pode ser percebido como confiante e dominante, mesmo que seu signo solar seja mais reservado, como Câncer.
Exemplo famoso: Marilyn Monroe tinha ascendente em Leão. Ou seja, isso pode ter contribuído para sua presença magnética e carismática no palco, mesmo que seu signo solar em Gêmeos sugerisse uma personalidade mais complexa e multifacetada.
2. Abordagens e reações a situações novas
A maneira como reagimos instintivamente a situações novas ou desconhecidas é muitas vezes influenciada pelo nosso ascendente. Em outras palavras, pessoas com Áries nesse posicionamento, por exemplo, podem se lançar em novas aventuras sem hesitar.
Já aquelas com ascendente em Virgem podem preferir analisar e planejar antes de dar o próximo passo.
3. Sua aparência física tem a ver com o ascendente
Muitos astrólogos acreditam que ele pode influenciar a aparência física e as preferências de estilo de uma pessoa. Por exemplo, pessoas com Touro nesse aspecto podem ter características físicas fortes e robustas.
Por outro lado, aquelas com ascendente em Libra podem ter uma aparência mais harmoniosa e equilibrada. A atriz Audrey Hepburn, com o seu em Aquário, era conhecida por seu estilo único e excêntrico, bem como por suas características físicas distintas e inovadoras.
4. Atrações e relacionamentos
A maneira como abordamos relacionamentos e o que buscamos em parceiros pode ser influenciada pelo nosso signo ascendente. Então, quando for Escorpião, por exemplo, pode buscar profundidade e intensidade em relacionamentos.
5. O ascendente e a maneira como você aborda desafios
Ele também pode dar pistas sobre como enfrentamos desafios e obstáculos. Enquanto um ascendente em Capricórnio pode enfrentar desafios com determinação, Peixes na mesma posição pode usar intuição para navegar por situações difíceis.