Defesa Civil e Inmet emitem ALERTA para hoje (4): há risco de chuva e granizo

Os alertas são válidos até as 18h de hoje, 4. Devido a tempestades intensas, há risco de alagamentos, queda de granizo e outros transtornos.



A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta devido a riscos de temporais, queda de granizo, descargas elétricas, rajadas de vento e chuvas volumosas. O estado de alerta vale para hoje (4) para quase todo o estado. De acordo com a Climatempo, conforme o sistema de baixa pressão se desloca para o oceano, ele ganhará intensidade e se transformará em um ciclone extratropical. Com isso, as chuvas no estado podem aumentar.

Veja também: E aí, vai dar praia? Confira as previsões de tempo para o mês de setembro

Além disso, o Inmet alerta para o risco de temporais. Assim, a previsão indica que as chuvas podem chegar a acumulados de 100 mm em um dia, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo. A previsão de risco é para todo o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina. Na cidade de Santo Cristo (RS), um temporal de granizo danificou residências e galpões.

Chuvas fortes atingirão a região nesta semana

Com o início de uma nova semana, a cidade de Porto Alegre (RS) conta com a previsão de superar a média prevista para o mês de chuva em apenas dois dias. Assim, o volume previsto para esta segunda e terça (5) é de 150 mm a 180 mm, sendo que a média esperada para o mês de setembro é de 148 mm.

Desse volume total, 100 mm acontecerão somente na segunda-feira (4), representando 67% do total esperado para o mês. Para a metade norte do estado, há alertas de tempestades intensas. De acordo com a Defesa Civil, as demais áreas do estado podem chegar a 110 mm/dia. Com isso, há risco de descargas elétricas, alagamentos e queda de granizo.

Já na terça-feira (5), o tempo volta a ficar firme em grande parte do Rio Grande do Sul. A previsão aponta para sol entre algumas nuvens e ausência de chuva, com exceção da Grande Porto Alegre. Já na quarta (6), um cavado meteorológico espalha nuvens de chuva na região Central, Litoral Norte, Fronteira Oeste e também na Região Metropolitana de Porto Alegre.




Voltar ao topo

Deixe um comentário