Finalmente o WhatsApp vai ganhar a função Canais em território nacional! Nesta terça-feira, 13, a empresa anunciou o lançamento do recurso presente em outras redes, como o Telegram e o Instagram. O mecanismo vai funcionar de modo parecido com os das demais plataformas. Confira!
Leia mais: Hora do ADEUS! WhatsApp vai parar de funcionar nestes 11 celulares
A Meta detalhou que, por meio dos Canais, os usuários vão poder ver atualizações de artistas, organizações, equipes esportivas, tudo com alto nível de privacidade. Assim como em outras redes, a interação está reservada ao criador do Canal, isto é, a pessoa é que enviará mensagens ou qualquer conteúdo, que será acompanhado pelos demais participantes.
Como vai funcionar a ferramenta Canais no WhatsApp?
O mensageiro explica que os Canais serão mantidos em uma seção isolada das demais conversas do chat. A escolha de quem seguir não é compartilhada com outros seguidores, ou seja, essa informação é privada.
Os usuários também podem encontrar canais para seguir com base na filtragem automática, considerando o país de origem do perfil. Dessa forma, é possível explorar canais novos, acompanhar os mais ativos e populares, levando em conta a quantidade de seguidores.
Como mencionado, as interações, assim como o envio de textos, fotos e mais, ficam reservadas para os criadores de conteúdo; contudo, os participantes também vão poder interagir, mas de uma forma diferente e baseada nas reações. Os membros do Canal são liberados para reagir a todas as mensagens recebidas, utilizando emojis.
Eles também vão poder ver a quantidade total de reações.
Um ponto interessante é que outros seguidores não terão acesso à sua reação. E mais um fator informado sobre a novidade é que as atualizações podem ser modificadas por administrados em até um mês. Depois desse prazo, os dados deixam de fazer parte dos servidores da Meta.
Outro aspecto também apresentado é o de encaminhar uma atualização. A pessoa poderá fazer esse processo enviando para uma conversa ou grupo. Esse compartilhamento terá um link direto para o canal em questão.
Inicialmente, o lançamento deve ocorrer em dez países. Em breve, a função será liberada para todos. Inclusive, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, já tem o seu espaço para compartilhar as novidades da empresa. No Brasil, o apresentador Luciano Huck, o Ministério da Fazenda, o Programa Desenrola Brasil, bem como os esportivos NBA Brasil, CONMEBOL Libertadores, são todos parceiros e já têm os seus canais.