scorecardresearch ghost pixel



Está pronto? Em outubro, eclipse criará fenômeno diferente; veja o anel de fogo

Em outubro, dois eclipses estão previstos para deixar o céu mais curioso. O primeiro deles proporcionará o "anel de fogo".



Quem adora acompanhar os fenômenos da astronomia que ocasionalmente costumam deixar o céu ainda mais deslumbrante já deve estar por dentro da série de eclipses que irá “dar as caras” nesse ano. Segundo as informações, quatro estão previstos para 2023, mas dois (um eclipse solar e outro lunar) já ocorreram no primeiro semestre.

Leia mais: Céu mais bonito: 8 melhores cidades para acompanhar o eclipse solar anular

Agora, os entusiastas e curiosos da área terão mais duas chances para ver os próximos eventos. Ambos estão previstos para o mês de outubro. No dia 14, será voltado para o sol. No dia 28, será um lunar parcial.

Segundo o Almanaque Astronômico Brasileiro, o primeiro acontecimento será um eclipse solar anular, conhecido como “anel de fogo”. Essa ocorrência aparecerá quando a lua se posicionará no centro do sol, deixando visível um anel de luz ao seu redor.

A astrônoma do Observatório Nacional (ON) e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Josina Nascimento, detalhou que esse evento em questão se dá quando a lua está em sua posição mais próxima do apogeu, isto é, está bem longe de sua órbita ao redor da Terra.

Com isso, a impressão que fica é que a lua parece ser menor do que o sol, o que resulta em uma espécie de “anel de fogo” que fica visível durante o eclipse. Vale ressaltar que não é sempre que os apreciadores da ciência no mundo todo podem ver o eclipse. Em junho de 2021, por exemplo, houve um eclipse anular do sol, mas os brasileiros em território nacional não conseguiram observar.

Eclipse poderá ser visto do Brasil?

Sim! Conforme informações do ON, os curiosos e interessados vão poder observar outro eclipse do tipo em fevereiro de 2028. Isso, sendo visível no Brasil. O mais próximo, previsto em outubro, também será visível por aqui, portanto, é importante se preparar para não perder o momento.

Em maior magnitude, o fenômeno será contemplado em Natal, no Rio Grande do Norte; e na Paraíba, especificamente, em João Pessoa. A previsão é que comece a partir das 15h30 e vá até 16h50. Já nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, as pessoas verão o eclipse parcial.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário