Com o anúncio da Petrobras de um novo aumento dos combustíveis, os valores nas bombas dispararam. De acordo com uma pesquisa da ValeCard, empresa que oferece soluções de mobilidade, o diesel ficou 10% mais caro em agosto, e a gasolina teve uma alta de 1,76%.
Veja também: ATENÇÃO ao comprar estes 6 carros 0 km: eles desvalorizam muito rápido
Entretanto, muitos consumidores não sabem que, além de buscar o melhor preço nos postos de combustíveis, existem formas de economizar (e muito) seguindo dicas simples de condução e manutenção dos veículos.
1. Dicas para economizar combustível: permaneça com os pneus calibrados
Os pneus são um dos principais responsáveis pelo consumo de combustível do carro. Se eles estiverem descalibrados ou em mau estado de conservação, o veículo terá que fazer mais força para se movimentar, gastando mais combustível.
Por isso, é importante calibrar os pneus com frequência, conforme as orientações do manual do veículo. Segundo especialistas, pneus descalibrados podem aumentar o consumo de combustível em até 15%.
2. Evite encher o tanque
Muita gente pensa que encher o tanque é uma forma de economizar combustível, mas, na verdade, é o contrário. Ao encher o tanque, você aumenta o peso do veículo, que acaba consumindo mais combustível por esse motivo.
Diante disso, o ideal é deixar o tanque, sempre que possível, na metade da capacidade total. Além disso, completar o tanque até a boca pode causar problemas no cânister e na filtragem de vapores, danificando o motor. Em Minas Gerais, por exemplo, uma lei proíbe essa prática nos postos de combustíveis.
3. Use a marcha certa para dirigir
A troca de marchas é outro fator que influencia no consumo de combustível do carro. Cada carro tem uma velocidade ideal para a troca de marchas, que deve ser respeitada para obter a melhor eficiência do motor.
Portanto, é importante verificar o manual do veículo para saber qual é a indicação para dirigir com suavidade e economia. Em geral, quanto menor a rotação do motor, menor será o consumo de combustível.
4. Evite acelerar e frear repentinamente
Acelerações e frenagens bruscas também aumentam o consumo de combustível do carro. Para economizar, é importante dirigir de forma consciente e suave, evitando mudanças bruscas de velocidade.
Afinal, além de gastar mais combustível, acelerar e frear repentinamente também pode causar desgaste prematuro dos pneus, dos freios e do motor.
5. Procure manter uma velocidade constante
Outra dica para economizar combustível com seu carro é manter uma velocidade constante, sem pisar fundo no acelerador. Ao manter uma velocidade constante, a rotação é menor e, dessa forma, o veículo consome menos combustível.
Além disso, o motor é mais eficiente em velocidades mais estáveis. Portanto, sempre que possível, utilize o piloto automático nas estradas.