Um país europeu que não exige visto para brasileiros e que tem paisagens de tirar o fôlego, cidades animadas e muita história. Esse é o Chipre, uma ilha localizada no Mar Mediterrâneo, próxima à Síria, Turquia e Líbano. Apesar de estar na Ásia, o Chipre faz parte da União Europeia desde 2004 e usa o euro como moeda.
Veja também: 7 cidades do Brasil que parecem da Europa – e você não precisa de visto
Além disso, o país tem dois idiomas oficiais: o grego e o turco, e uma população de 1,2 milhões de pessoas. O Chipre também se destaca pelo seu alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é de 0,88. Conheça mais sobre ele a seguir:
Mas, afinal, por que Chipre não exige vistos dos brasileiros?
O Chipre faz parte da União Europeia, mas ainda não integra o Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas entre os países que o compõem. Por essa razão, o Chipre possui uma política de vistos própria e dispensa alguns países, entre eles o Brasil, de solicitar visto para entrar no país por até 90 dias para fins de turismo ou negócios.
Isso porque essa é uma medida que visa estimular o turismo e as relações comerciais entre o Chipre e esses países. Contudo, para viajar para o Chipre, os brasileiros devem atender a alguns requisitos, como:
- Possuir um passaporte válido por no mínimo seis meses a partir da data de saída do país;
- Apresentar os comprovantes dos voos de ida e volta, assim como apresentar os comprovantes de hospedagem, e de renda suficiente para o período da estadia, além de apresentar todos os documentos exigidos para o próximo destino.
- É necessário também apresentar a carteira de vacinação contra a Covid-19 ou um teste PCR, ou antígeno negativo para entrar no Chipre.
Cultura e tradição
O Chipre é um lugar rico em cultura e tradição, com destaque para a sua capital, Nicósia, a qual é a última cidade dividida do mundo. Uma zona controlada pela Organização das Nações Unidas (ONU) separa a parte sul, habitada por cipriotas gregos, da parte norte, ocupada por cipriotas turcos desde 1974.
Sobre a capital
Nicósia também preserva as suas muralhas antigas, construídas no século VI d.C. pelo imperador Justiniano I. Para conhecer mais sobre a arquitetura e a história da cidade, é possível fazer um passeio a pé gratuito pela Cidade Velha de Nicósia, que dura cerca de duas horas e passa pelos principais pontos turísticos, como os portões de Pafos, Kyrenia, Famagusta, a Torre Shacolas, os Bahos Hamam Omerye e o Museu Leventis.
Vida noturna
Agora se você gosta de agito, Nicósia também tem ótimas opções de bares e boates, como o Lost+Found Drink e o State Night Club. Mas se você prefere relaxar nas praias paradisíacas do Mar Mediterrâneo, o Chipre também tem ótimos destinos.
Águas cristalinas
A cidade de Famagusta é famosa pelas suas praias de águas cristalinas, como as de Cape Greco National Forest Park, Ayia Napa, Protaras, Sotira e Lipetri. A Praia de Cirência é outra atração imperdível, localizada no norte da ilha. Então, lá você pode praticar diversas atividades aquáticas, como surfar, mergulhar e muito mais.
Mitologia grega e a terra de Afrodite
O Chipre também é um lugar ideal para os amantes da mitologia grega, pois é a terra de Afrodite. Diante disso, é possível visitar o Santuário de Afrodite, perto do porto de Pafos, no sítio arqueológico de Palaipafos. Desse modo, a entrada custa apenas 4,50 euros e você pode ver todo o sítio.
Por último, outro lugar que remete à Grécia antiga é o Monte Olimpo, o ponto mais alto do país. Ele fica nas Montanhas Troodos, no centro do Chipre. Portanto, no inverno ele fica coberto de neve e é perfeito para esquiar.