Atenção: PIX do governo chega às contas dos brasileiros em breve; quem receberá?

Mais de R$ 25 bilhões já foram transferidos para diversos brasileiros. Novo repasse do governo acontecerá neste mês. Veja quem irá receber!



O Governo Federal irá começar o pagamento do quinto e último lote de restituições referentes ao Imposto de Renda 2023. Os repasses serão realizados a partir do dia 29 de setembro, por meio da Receita Federal. Até o momento, valores superiores a R$ 25 bilhões já foram transferidos para mais 20 milhões de contribuintes nos lotes anteriores.

Leia mais: Calculadora atualizada mostra desconto do Imposto de Renda 2024

Neste ano, as restituições contaram com uma novidade, que são os pagamentos realizados via PIX.

Dessa forma, aqueles que indicaram a chave PIX ou a conta bancária durante a declaração do IR serão os principais beneficiados. Em caso de divergência dos dados informados, como contas desativadas ou dados incorretos, o órgão irá deixar os valores disponíveis para a retirada por até 12 meses.

Sendo assim, o resgate deverá ser feito diretamente no Banco do Brasil. Com o último lote de restituições prestes a ser liberado, brasileiros se questionam se irão receber os pagamentos via PIX. Confira se você está nesta lista!

Como saber se o governo me pagará?

Se ainda não recebeu restituição do seu Imposto de Renda e está em dúvida se irá receber nesse último lote, a Receita disponibilizou a opção de verificar o direito aos valores em seu site. Além disso, por meio do e-CAC, também é possível verificar o detalhamento da declaração, conferindo se há pendências ou correções a serem feitas.

O calendário de pagamentos da restituição do IR 2023 foi definido de acordo com a ordem de prioridade dos declarantes. Assim, o pagamento é feito inicialmente para os cidadãos acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos e pessoas com deficiência. A ordem de prioridade segue para quem escolheu receber a restituição via PIX e para quem recebeu a maior parte de sua renda por meio do magistério.

A restituição é a devolução, feita pela Receita Federal, dos valores para os contribuintes que pagaram mais imposto do que o devido. Esse valor é a diferença entre o que foi pago e o que realmente deveria ter sido desembolsado. Por fim, a inserção do PIX para o pagamento da restituição foi uma das formas de agilizar o repasse aos contribuintes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário