O feriado nacional da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro, afetará o funcionamento das agências bancárias. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial na próxima quinta-feira.
Leia mais: Folga prolongada: saiba quais feriados aproveitar ainda em 2023
O fechamento dos bancos está de acordo com a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional. O documento estabelece que feriados nacionais não são considerados dias úteis para fins de operações bancárias.
Já na sexta-feira (8), o atendimento ao público retorna normalmente, mas as unidades voltam a fechar durante o fim de semana, quando tradicionalmente não funcionam. Apesar disso, as áreas de autoatendimento seguirão funcionando como de costume no sábado (9) e no domingo (10), assim como os canais digitais e remotos.
Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, os aplicativos e sites das instituições financeiras são uma opção para a realização de operações e pagamento de contas. “Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, diz.
Pagamento de contas
Carnês, boletos e contas de consumo como água e energia com vencimento em 7 de setembro poderão ser quitados sem multas ou juros no dia útil seguinte ao feriado, 8 de setembro (sexta). É comum que os documentos já venham ajustados de acordo com o calendário de feriados.
Se isso não ocorrer com algum boleto seu, a dica é antecipar ou agendar o pagamento em um caixa eletrônico, pelo internet banking ou via atendimento telefônico dos bancos.