Muitos aposentados não sabem, mas os pagamentos realizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem contar com um adicional de 25% do valor vigente! Milhares de beneficiários têm direito a esse benefício extra, porém ainda não sabem como solicitar. Veja se atende aos requisitos e pode solicitar o seu.
Leia mais: INSS paga aposentadorias a dois grupos; veja quem recebe até R$ 7.507,49
Vale ressaltar que os valores a mais serão pagos somente para os aposentados que atendem às exigências do INSS. O instituto realiza o pagamento da aposentadoria em diversas categorias, seja por idade, por tempo de contribuição, por regras especiais e também por invalidez.
E é nessa última categoria que o aposentado poderá conseguir o pagamento de um valor extra. Ao se aposentar por invalidez, o cidadão deverá comprovar, por meio da perícia médica, que não consegue mais realizar as suas atividades desempenhadas anteriormente.
Além disso, vale ressaltar que o benefício por invalidez só é pago, caso o cidadão também não consiga ser realocado em outras funções, devido à gravidade de sua situação. Em alguns casos, os trabalhadores passam a se tornar dependentes de terceiros para conseguir realizar as suas tarefas diárias mais básicas, como se locomover, tomar banho, entre outras. É nesse caso que o benefício extra de 25% entra.
Como solicitar o pagamento extra de 25% no INSS?
O benefício de 25% da aposentadoria será pago para os aposentados que precisam contratar enfermeiros ou dependem de familiares para realizar as atividades rotineiras. O recurso é destinado ao pagamento dessas pessoas, assim, o aposentado não precisa retirar valores de sua própria aposentadoria paga pagar o auxílio.
Para solicitar o extra, o aposentado deverá baixar o aplicativo do Meu INSS e realizar o login ou criar uma conta. Após o login realizado, será necessário acessar a aba “Meus Requerimentos” e buscar pela opção “Agendamentos/Requerimentos”. Na barra de pesquisa, precisará digitar “Acréscimo” e clicar na opção “Solicitação de Acréscimo de 25%”.
Em seguida, deve escolher o benefício no qual receberá o acréscimo e, assim, poderá enviar a solicitação. Vale lembrar que o segurado deverá passar por uma perícia médica para conseguir a liberação do pagamento extra. Por fim, é de extrema importância acompanhar o andamento do processo, pois será solicitado o envio de documentos por aplicativo ou pelo e-mail do aposentado.