Com o novo iPhone, anunciado na última terça-feira, 12 de setembro, virá também um novo sistema operacional para dispositivos Apple, o iOS 17. O software tem sido ventilado entre fóruns e testadores beta há algum tempo, mas só agora chegará ao grande público.
Leia mais: Apple em revolução: iPhones caem de preço e modelos 12 e 13 mini são descontinuados
Especialistas da área de tecnologia apontaram que este novo iOS não traz tantas mudanças se comparamos com o que aconteceu do 15 para o 16. No entanto, a Apple promete novas interfaces e funções que vão agradar quem usa iPhones e iPads.
O novo iOS 17 chega aos iPhones na próxima segunda-feira, 18 de setembro. Continue a leitura e descubra o que virá de novo e quais modelos terão acesso a ele.
Quais celulares terão iOS 17?
O iOS 17 estará disponível apenas para iPhones a partir do XS. Sendo assim:
- iPhone X
- iPhone XS
- iPhone SE (2020)
- iPhone SE (2022)
- iPhone XR
- iPhone 11 (todos)
- iPhone 12 (todos)
- iPhone 13 (todos)
- iPhone 14 (todos)
Novidades
A principal e mais comentada de todas as novidades do iOS 17 é o NameDrop. Apenas encostando o topo de dois iPhones, você pode trocar contatos entre si. É ideal em networkings, festas e no dia a dia em geral.
O mais legal é que o usuário poderá editar o contato dele como quiser e selecionar o que quer compartilhar com os outros: foto, e-mail, telefone pessoal ou profissional e até mesmo aniversário.
Falando em “toque físico”, o AirDrop também poderá ser ativado encostando os dois iPhones. E a Apple prometeu que a tecnologia será ainda mais rápida.
A Dynamic Island também foi aprimorada, agora com acesso a informações dos aplicativos que estão em segundo plano.
E, além disso, os iPhones terão uma série de serviços via satélite. Eles serão uma mão na roda para localização e também em momentos de emergência. Em locais onde não há sinal de telefone, pode-se usar o satélite para se localizar, por exemplo. O iMessage também ganhou melhorias, com filtros, novos atalhos e transcrição de áudios gravados.
Por fim, a Apple apresentou um novíssimo app: o Journal. A ideia é que ele funcione como um diário, porém recheado de funções com Inteligência Artificial que aprendem sobre a sua rotina e te ajudam a criar memórias.