Nesta terça-feira, 12, consumidores e entusiastas da Apple vão finalmente conhecer o iPhone 15 e confirmar se todos os rumores sobre o novo smartphone da marca são, de fato, verdadeiros. A principal pista indica que o aparelho apresentará a maior mudança já feita pela empresa nos últimos 11 anos.
Leia mais: iPhone 15: Apple está ansiosa para lançar novo carregador; veja o que muda
Trata-se de uma alteração no carregamento do dispositivo, onde a ferramenta Lightning, desenvolvida pela companhia, será substituída pelo padrão USB-C. O indício ganhou força principalmente após a União Europeia decidir a favor da padronização na entrada de cabos nos dispositivos.
Lançamento de iPhone 15 poderá chegar com o padrão USB-C
Com a votação da União Europeia, aparelhos diversos, como tablets, caixas de som, câmeras digitais, além dos smartphones, vão adotar essa mudança até o próximo ano. A medida visa minimizar a quantidade de cabos que os consumidores precisam adquirir ao comprar dispositivos de marcas diversas.
Como mencionado, a mudança, que provavelmente chegará com o iPhone 15 durante essa semana, é a maior alteração já feita no celular nos últimos anos, considerando que o carregador Lightning foi liberado ao público em 2012, com o lançamento do iPhone 5.
O acessório de 30 pinos ocupou o lugar do modelo de carregador anterior, que era mais robusto, ofertando um modo de carregamento mais moderno e rápido do que o anterior. Com o decorrer do tempo, a Apple também optou por retirar a entrada de fones de ouvido de 3,5 mm, unificando a porta para funcionar tanto como ponto de carregamento quanto para fones de ouvido com fio.
Por outro lado, isso impossibilitou o uso simultâneo de ambos os recursos.
Até o momento, o padrão USB-C já pode ser encontrado nos Macbooks e iPads mais recentes, conforme mostram as informações divulgadas; contudo, ainda não há detalhes sobre a alteração também chegar aos iPhones de toda a nova linha. Ela será reservada apenas para o modelo Pro? Descobriremos.