Ir para a Europa ficará mais burocrático em breve

Lista de países que vão requerer um novo documento em 2024 inclui 30 nomes. A papelada funciona de forma diferente do visto. Entenda!



A Europa é um dos continentes mais visitados pelos brasileiros, já que realizar um tour por essa parte do mundo oferece inúmeras experiências atrativas, sempre conhecendo culturas ricas e fazendo uso da fácil locomoção entre os países, algo que te permite conhecer diversos territórios em uma única viagem.

Leia mais: País mais feliz do mundo tem Wi-Fi grátis e recebe brasileiros sem visto

Seguir com essa opção de viagem pode sair mais caro para o bolso dos brasileiros; pois, a partir de 2024, é provável que iniciem a cobrança do Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização (Etias) especificamente dos turistas que não precisam do visto, como os que partem do Brasil.

Confira mais detalhes sobre como vai funcionar o Etias

Segundo as informações divulgadas, essa cobrança visa garantir a segurança, além de combater permanências ilegais. O Etias funciona como uma autorização que possibilita que o viajante entre e permaneça no território por curtos períodos, de até 90 dia, ou seja, atua de modo diferente do visto.

Dentro desse prazo, o viajante pode sair e retornar à região a qualquer momento. O Etias tem validade de até três anos ou vai até que o documento de viagem usado no pedido expire. Vale destacar que essa autorização é requerida justamente por quem não tem o visto válido. Quem tem, não precisa se preocupar com essa cobrança.

Viagem para a Europa

Caso você tenha uma viagem programada, a orientação é solicitar a autorização antes de adquirir as passagens. O site oficial da novidade aponta que as solicitações costumam ser processadas em alguns minutos, mas podem demorar até 96 horas.

Mas é importante mencionar que vale a pena realizar o pedido com antecedência, pois é possível que sejam requeridos documentos adicionais durante o processo, fazendo com o que andamento leve cerca de um mês. No pedido, a pessoa apresentará dados pessoais, detalhes sobre condenações penais anteriores e outras informações, caso aponte que há um membro da família cidadão de país europeu, no qual o Etias é solicitado.

Essa solicitação custará 7 € e será cobrada de cidadãos não europeus, que passarão por uma estadia curta sem precisar de visto ou que não têm permissão de residência em países que pedem pelo Etias. Em 2024, 30 países vão passar a solicitar o documento. Alguns deles são: Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Itália, Portugal e França.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário