Uma das mais renomadas redes de restaurantes de frutos do mar encerrou as atividades em 24 de agosto, após uma trajetória de mais de três décadas de muito sucesso. O motivo? A dificuldade de pagar o aluguel do espaço onde o lugar operava. Ao fechar as portas, notícia pegou muita gente de surpresa.
Leia mais: ‘Obrigada pelo apoio’: sem avisar, famosa rede de restaurantes fecha as portas
O restaurante é o Red Lobster, situado em Oxnard, Califórnia. A história de anos de muito sucesso chegou ao fim depois que os donos do Red não conseguiram fechar um acordo – em relação ao aluguel do espaço – com o proprietário do imóvel. A notícia foi divulgada pelo porta-voz do restaurante ao The Ventura County Star.
Restaurante fecha as portas e choca clientes
Situado a cerca de 88 quilômetros de Los Angeles, o restaurante era um ícone na região desde a sua abertura, em 1991. Por toda a relevância do Red Lobster ao longo dos anos, ele era parte de destaque da gastronomia local.
O restaurante operava com 650 unidades e emprava mais de 50 mil pessoas em todo o país. Nos últimos anos, o Red Lobster sentiu o impacto dos crescentes custos de mão de obra e dos produtos alimentares.
O resultado foi um só: perdas significativas, superiores a US$ 15 milhões somente no terceiro trimestre de 2022, de acordo com dados do Restaurant Business, quando as projeções apontavam para US$ 10,4 milhões em prejuízo.
A estratégia dos donos foi reduzir o número de estabelecimentos em operação nos Estados Unidos, que resultou no fechamento de várias unidades. Cerca de oito delas declararam falência. É o caso do Red Lobster em San Jose, Califórnia, que fechou repentinamente após quase quatro décadas de funcionamento.
Em dezembro do ano passado, a unidade em Beachwood, Ohio, também encerrou as atividades. Outros locais, como Roanoke, na Virgínia; Oakhurst, Nova Jersey; Nápoles, Flórida; e Carleston, Carolina do Sul, seguiram o mesmo destino, fechando as portas permanentemente.