A onda de calor dará lugar a uma frente fria em parte do Brasil entre esta quarta (27) e quinta-feira (28). Os estados atingidos terão queda nas temperaturas, temporais, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais: Elétrico da Fiat está pela metade do preço do Mobi e impressiona clientes
A virada do tempo ocorrerá principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde está em formação um ciclone extratropical. Mesmo assim, os termômetros cairão de 37ºC para 22ºC no Rio de Janeiro e de 35ºC para 20ºC em São Paulo até amanhã.
Mas o alívio não chega para o país todo. Nas áreas do centro e norte de Minas Gerais e no oeste de São Paulo, o tempo continua seco na última semana de setembro. A massa de ar quente e seco também prevalece no Centro-Oeste, onde a previsão é de tempo estável, baixa umidade e chances de chuvas isoladas.
Apesar do calorão, chuvas poderão ser registradas em boa parte da região com a chegada do fim de semana, a exemplo do sul de Mato Grosso e de Goiás.
A umidade no noroeste do Amazonas e extremo oeste do Acre deve provocar chuvas com volumes acima de 50 milímetros. Ainda na região Norte, grande parte dos estados do Pará, Amapá e Tocantins terão dias secos e sem chuvas, com baixos volumes nas áreas restantes.
Os dias continuam firmes no Nordeste, com prevalência de tempo seco e baixa umidade relativa do ar.
Como fica o tempo em outubro?
Entre os dias 3 e 10 de outubro, a previsão do tempo do Inmet mostra que há possibilidade de chuvas em todas as regiões do país. Os acumulados podem ficar acima de 30 mm no noroeste do Amazonas e Acre, mas não superam os 20 mm no restante da região. Não deve chover no Amapá e no norte do Pará.
Algum alívio também deve chegar para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, onde chove entre 20 e 50 milímetros no início do próximo mês. Já os acumulados no Sul ficarão acima de 90 mm, principalmente no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.