A identificação de novos membros da família do bicho-folha, que também recebe o nome científico de ‘’fasmatódeos’, é complicada’. Esse inseto recebeu esse termo popular porque se assemelha a uma folha, confundindo seus predadores e até os humanos.
Veja também: Baleias, tatus e nós: mistérios do DNA humano podem estar em animais inusitados
Desse modo, se você olhar atentamente sem saber que na imagem existe um animal, é muito provável que não desconfie da sua aparência. Sendo assim, apresenta quase um superpoder, que o protege de outros seres da floresta.
Estudo mostra que o bicho-folha é um inseto incrível
Um grupo de especialistas na área de entomologia da Universidade de Göttingen, fez uma descoberta incrível. Nesse caso, foram observadas sete espécies novas de bicho-folha, que ainda não estavam presentes no catálogo internacional.
A busca foi realizada pelo mapeamento de DNA e graças à tecnologia, o reconhecimento genético tem sido feito rapidamente. Essa medida garante a preservação da fauna local, essencial para o equilíbrio do ecossistema.
Você os encontrou? Estes insetos conseguem enganar a todos
Diante dos milhares de bichos-folha, os biólogos e estudantes de zoologia chamam a atenção para a variedade de cores e formatos desses animais. Quanto a essa resistência em ambientes ameaçadores, destacam-se suas camuflagens.
Esse método de se camuflar para confundir os inimigos, associando-se a características naturais, reflete o ‘’mimetismo’’. Atualmente, há 7 mil classificações de material genético distinto, reforçando o quão magníficos são esses insetos.
Outras curiosidades sobre o bicho que parece uma folha
Infelizmente é difícil encontrá-lo naturalmente no Brasil, dado que a sua ocorrência se deve ao sudeste da Ásia e regiões da Austrália. Em relação ao visual, o bicho-folha é um inseto que sempre surge parecido com plantas regionais.
Por fim, ao serem comparados com gafanhotos e grilos, é válido ressaltar que eles não são do mesmo grupo. Portanto, lembre-se que esses pequenos herbívoros adoram comer folhagens e climas subtropicais, que favorecem a reprodução.
Conforme mencionado, o seu desaparecimento das florestas indica que o meio ambiente está desequilibrado devido ao risco de extinção.