Odeia lavar louça? Tente seguir 6 passos para passar menos estresse

Acredite! A ordem correta de lavar a louça agiliza essa atividade simples que muitos costumam procrastinar. Então confira as dicas para não errar novamente.



As tarefas de casa ocupam boa parte do tempo de um adulto, ou seja, torna a rotina cansativa. Afinal, trata-se de processos metódicos que levam ao tédio ou mesmo à estafa mental, após um dia cheio de compromissos e outras responsabilidades.

Veja também: Tesouro nutricional: ao saber DISSO, não jogará as cascas de banana fora

No entanto, existem técnicas que realmente facilitam a higienização dos utensílios usados no preparo das refeições. Sendo assim, descubra como a ordem de lavar a louça afeta a sua produtividade e conheça a sequência perfeita.

Esta é a ordem que você deve obedecer ao lavar a louça

1. Verifique se há louça suja pela cozinha

Ninguém merece lavar a louça e perceber que alguém usou mais um copo ou ainda tem pratos em cima da mesa. Logo, evite esse transtorno fazendo uma vistoria, no intuito de finalizar os cuidados rapidamente, sem surpresas desagradáveis.

2. Organize os objetos conforme o modelo

Em seguida, forme grupos de materiais iguais, por exemplo, uma pilha de xícaras, tigelas e copos. Isso garante a organização no momento de ensaboar e enxaguar cada um dos recipientes, facilitando a disposição no escorredor.

3. Elimine o excesso de sujeira de uma vez

Antes de partir para a água e o sabão, remova o excesso de partículas sólidas, porque esses resíduos grudam na bucha. Esse cuidado é indispensável, dado que minimiza o mau-cheiro e o desconforto de sujar as mãos frequentemente.

4. Coloque água e detergente nas panelas

Enquanto higieniza as coisas, mantenha as panelas, assadeiras e frigideiras com água e sabão. Dessa forma, a gordura e as sujidades começam a derreter, dispensando aquele esforço extra ao tentar esfregar a superfície engordurada.

5. Lave os itens começando pelos mais simples

Primeiramente, limpe os copos, potes e pratos, ensaboando a louça na ordem, buscando lavar todos no final. Na sequência, atente-se aos talheres e deixe os itens maiores por último, visando aproveitar o espaço disponível na pia.

6. Não esqueça de realizar a secagem e limpar a pia

Por último, é indicado secar a louça, visto que a umidade promove o desenvolvimento de fungos, aumentando o risco de contaminação. Portanto, realize a secagem e limpe a pia, na intenção de garantir um ambiente agradável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário