A grande onda de calor que se instaurou no Brasil desde 17 de setembro está com os dias contados! Após causar temperaturas máximas de até 43 °C em algumas cidades, a onda começará a “diminuir” devido à formação de uma frente fria na região Sul. Além disso, o fenômeno será associado a um ciclone extratropical e ao enfraquecimento de um grande sistema de alta pressão no Centro-Oeste e no Sudeste.
Leia mais: Calor vai embora? Tempo vira e aponta chuva com granizo NESTES estados.
Dessa forma, o ar frio de origem polar chegará pelo Sul do país, causando a diminuição da temperatura nos próximos dias. Já em relação ao ciclone, ele se formará no mar e se afastará rapidamente da região Sul. Enquanto isso, a frente fria avançará em direção a São Paulo e ao Mato Grosso no Sul.
Devido a isso, os moradores deverão ter atenção aos temporais que poderão cair sobre São Paulo nesta quarta-feira, 27. Isso, devido ao encontro da frente fria com as altas temperaturas, o que aumenta as chances de haver temporais no estado.
Calor começa a diminuir na quinta, 28
O calorão ainda marcará presença no Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Minas Gerais nesta quarta-feira, com previsão de temperaturas até 40 °C; no entanto, é previsto que o clima começará a ficar mais ameno a partir desta quinta, 28. Enquanto isso, as capitais dos três estados podem marcar temperaturas recordes na quarta. Veja:
- Rio de Janeiro: 41 °C;
- Vitória: 38 °C;
- Belo Horizonte: 39 °C.
Já no Centro-Oeste, a frente fria chega ao Mato Grosso do Sul, diminuindo a sensação de calor. Com o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica, a frente conseguirá formar nuvens no Mato Grosso e em Goiás. Assim, as pancadas de chuva voltam a acontecer nos estados a partir desta quarta.