Você já se perguntou o que é melhor comer ou beber em um avião? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente aceita o que é oferecido pelas companhias aéreas, sem pensar muito nas consequências. No entanto, uma comissária de bordo revelou alguns segredos que podem fazer você mudar de ideia.
Veja também: Quer ‘paz’ durante o voo? 4 táticas para garantir uma fileira no avião
Celina Bedding, que trabalha há vários anos como comissária de bordo, contou ao jornal “The Mirror” quais são os alimentos e bebidas que você deve evitar a todo custo em um voo. Segundo ela, alguns deles podem ser prejudiciais à sua saúde, enquanto outros podem simplesmente arruinar a sua experiência.
O que se deve evitar consumir em aviões:
1. Beber água da torneira
A primeira coisa que ela alertou foi sobre a água da torneira do banheiro do avião. Ela disse que muitos passageiros recorrem a essa opção quando não querem pagar pelas garrafas caras que as companhias aéreas vendem. No entanto, ela afirmou que isso é um grande erro, pois a água da torneira não é potável e pode conter bactérias e outros contaminantes.
Diante disso, a comissária explicou que os banheiros do avião têm avisos que indicam que a água da torneira não deve ser consumida, mas muitos passageiros ignoram esses avisos, pensando que são apenas uma estratégia de marketing. Ela garantiu, porém, que os avisos são verdadeiros e que beber essa água pode causar problemas de saúde.
2. Bebidas quentes: risco de contaminação
Outra coisa que ela recomendou evitar são as bebidas quentes, como café e chá. Ela disse que essas bebidas são preparadas com a mesma água da torneira do banheiro, o que já é um motivo suficiente para não consumi-las.
Além disso, ela disse que os equipamentos usados para fazer essas bebidas nem sempre são limpos adequadamente, o que pode aumentar o risco de contaminação.
3. Comida do avião: excesso de sal e açúcar
Surpreendentemente, Celina também disse para ter cuidado com a comida servida no avião, pois ela costuma ter altos níveis de sal e açúcar. Ela explicou que isso acontece porque as papilas gustativas ficam menos sensíveis em altitudes elevadas, então os cozinheiros adicionam mais temperos para realçar o sabor dos alimentos. Entretanto, isso pode ser ruim para a saúde, especialmente para quem tem problemas de pressão arterial ou diabete.
4. Leve sua própria comida: opção mais saudável
Em outras palavras, a melhor alternativa, segundo ela, é levar a própria comida para o voo, se possível. Ela sugeriu optar por alimentos mais saudáveis e naturais, como saladas, frutas e sanduíches. Ela também disse para beber bastante água antes, durante e depois do voo, para evitar a desidratação.
5. Bebidas alcoólicas: desidratação e mal-estar
Por fim, ela disse para não cair na tentação de pedir bebidas alcoólicas no avião, pois elas também contribuem para a desidratação e podem causar mal-estar. Isso porque ela disse que o gelo usado nessas bebidas também pode ser feito com a água da torneira do banheiro, o que é mais um motivo para evitá-las.
Pronto! Agora você sabe o que evitar consumir nos aviões.