Muitas pessoas enfrentam momentos em que refletem sobre escolhas não feitas, oportunidades perdidas ou decisões que, se tomadas de forma diferente, poderiam ter alterado o curso de suas vidas. O peso do arrependimento é uma sensação universal e, frequentemente, inesquecível.
Leia mais: Após os 30 anos, estes 5 arrependimentos batem à porta e dão as caras
Por exemplo, um repórter musical que visitou a cantora e compositora norte-americana Stevie Nicks em sua casa teve a oportunidade única de passar horas no closet da estrela, experimentando suas roupas e folheando seu diário.
Ao se aproximar da noite, Stevie ofereceu ao repórter a chance de ficar em seu quarto de hóspedes. Porém, ele recusou. Essa recusa tornou-se uma fonte de reflexão contínua e arrependimento.
Arrependimentos podem varia de algo inconsequente a significativo
O arrependimento, uma emoção negativa que surge quando desejamos ter feito algo diferente, pode variar de algo inconsequente a algo profundamente significativo. Daniel Pink, autor de “The Power of Regret”, entrevistou mais de 4.000 pessoas sobre sua relação com esse sentimento.
Ele descobriu que os arrependimentos geralmente se enquadram em quatro temas principais:
- Não ajudar os outros;
- Lapsos no julgamento moral;
- Pequenas escolhas que levam a grandes consequências e hesitação em momentos em que a ousadia seria apropriada.
Para lidar com isso, especialistas sugerem três estratégias principais:
Olhe para dentro, para fora e para frente: ao cometer erros, muitas pessoas se tratam com severidade. Em vez disso, deveriam abordar seus sentimentos como fariam com um amigo querido. Conversar sobre os arrependimentos com pessoas confiáveis pode oferecer alívio. Com o tempo, o foco pode ser direcionado para as lições aprendidas e como aplicá-las no futuro.
Descubra se você ainda pode fazer algo a respeito: em alguns casos, é possível corrigir ou abordar um arrependimento. Se isso não for viável e isso estiver afetando a vida diária, considerar a orientação de um conselheiro ou psicólogo pode ser benéfico.
Reenquadre um arrependimento com “pelo menos”: mudar o pensamento de “se ao menos” para “pelo menos” pode aliviar o peso. Por exemplo, mesmo que o repórter não tenha aceitado a oferta de Stevie Nicks, “pelo menos” ele teve a chance de experimentar uma de suas capas de veludo e se divertir em seu closet.