Por que os gatos se assustam com pepino? Resposta vai te surpreender

O pepino é um vegetal muito usado em saladas, mas os gatos levam sustos ao ver esse alimento por perto. Você sabe por que isso costuma acontecer?



Os pequenos felinos conquistam a internet ao protagonizar vídeos engraçados, porém, conteúdos com gatos reagindo a pepinos causaram polêmica. Nesse caso, os tutores filmaram seus pets dando pulos de medo ao ver o legume.

Veja também: Quem tem gatos e plantas em casa precisa conhecer o truque do papel alumínio

Esses registros estão circulando pelas redes sociais, reunindo milhões de curtidas e compartilhamentos. Contudo, vale entender o porquê dessa reação que parece divertida, mas pode ser extremamente estressante para os animais.

Entenda por que os gatos têm tanto medo de pepino

A explicação é mais simples do que você imagina, dado que os gatos sentem medo porque o pepino remete a possíveis predadores. Desse modo, o seu formato lembra uma cobra e a sua memória resgata o instinto de proteção, pelo reflexo.

Os gatos se afastam rapidamente de tudo aquilo que oferece risco, replicando o que eles faziam no ambiente natural. Após o processo de domesticação, essa tentativa de fugir de situações ameaçadoras permaneceu, com o mesmo objetivo.

Colocar medo no gato não é uma brincadeira saudável

Dito isso, criar situações para que o gato se sinta desconfortável não é nada legal, ou seja, evite jogar objetos estranhos na sua direção. Embora os saltos provocam risos, certamente o coração do seu pet fica acelerado pelo estresse.

Portanto, pense duas vezes antes de fazer qualquer que resulte em incômodo, seja por barulhos ou movimentos bruscos. Lembre-se que forçar determinados tende a estimular reações agressivas e traumas que o tornam violento.

Outros comportamentos que precisam ser evitados

Não vale a pena sacrificar o bem-estar dos pets para acumular seguidores no TikTok ou Instagram. Sendo assim, ao saber que os gatos odeiam pepino, mantenha-o afastado desse ingrediente e atente-se aos parentes e amigos.

Por fim, é importante ressaltar que a perspectiva do ser humano não é a mesma que a dos animais. Logo, por mais que eles compartilhem o ambiente, não significa que enxergam o mundo conforme seus sentimentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário