A prática de manter apenas um saco de lixo no cesto pode resultar em várias situações desagradáveis, como vazamentos. Nesse sentido, é importante repensar essas tarefas domésticas que podem ser feitas de um jeito mais prático.
Veja também: Não deixe o café ficar ‘velho’: truque mantém ele quente na garrafa o dia todo
Dito isso, comece a observar a sua rotina de faxina, para garantir que todas as atividades sejam produtivas. Esse processo de reflexão é necessário porque os hábitos acabam sendo incorporados de forma automática, sem consciência.
Motivos para colocar dois sacos de lixo em cada lixeira
1. Reforça o plástico contra perfurações
Forrar um saco de lixo com outro, cria uma barreira a mais e reduz o risco de que algum líquido fique vazando. Vale lembrar que certos plásticos são frágeis e tendem a ser facilmente perfurados por caixas e objetos pontiagudos. Além dessa dica, não esqueça de embrulhar tudo o que é cortante e separar o que é tóxico.
2. Facilita a manipulação dos descartáveis
Quando você precisar remover o saco da lixeira, ao dar um nó, é possível sentir que o embrulho está seguro. Portanto, ao segurar pelos lados, dificilmente o peso vai puxar as embalagens para baixo, sujando seu piso. Com isso, a tarefa se torna menos trabalhosa, mantendo duas camadas que sustentam os resíduos.
3. Reduz o contato com os itens descartados
Conforme mencionado, os itens descartados se concentram em um único saco de lixo e outro fica ao redor. Nesse sentido, o manuseio ocorre pela camada exterior, minimizando o contato direto com microrganismos. Essa é uma maneira de proteger sua saúde, dado que os lixos estão infestados de bactérias patogênicas.
4. Aumenta a segurança dos profissionais de limpeza
Por fim, outro fator de extrema relevância é garantir a segurança dos profissionais responsáveis pela limpeza. Nesse caso, trata-se das empregadas domésticas e funcionários da coleta seletiva que passam para recolher os sacos de lixo. Isso garante que os detritos possam ser reciclados nas cooperativas.