Os primeiros 15 dias do mês de setembro ficaram marcados por chuvas na região Sul do país. Durante as duas semanas, as chuvas volumosas entregaram acumulados altos, propiciando cheias de rios em várias áreas do estado, o que resultou em enchentes que causaram a morte de aproximadamente 50 pessoas.
Leia mais: Sol de 45ºC: Brasil terá onda de calor que pode colocar vidas em risco
Conforme mostra a previsão projetada pelo portal MetSul Meteorologia, é esperado que, na segunda metade do mês, a mesma tendência de chuvas nas primeiras semanas de setembro se repita na maior parte do Brasil. Segundo as projeções, a maioria dos estados terá menos chuva do que o normal, mas continuará chovendo muito mais do que o que é normalmente esperado para esta época do ano no Rio Grande do Sul.
Confira mais detalhes a seguir!
Tempo na segunda quinzena do mês
Segundo as informações divulgadas, várias regiões do Rio Grande do Sul contabilizaram alto nível de acumulados de chuva. Em Caçapava do Sul, por exemplo, o número registrado foi de 431,6 mm. Em Porto Alegre e região metropolitana, os volumes também foram altos. A alta das chuvas também atingiu regiões de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Além das chuvas, a temperatura alta se manteve em boa parte do território nacional. A população do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste enfrentaram dias de calor, que estará um tanto quanto acima da média.
Para a segunda metade de setembro, a previsão é que esse padrão se repita. No Rio Grande do Sul, os brasileiros vão passar por excessos de chuva no oeste e sul do estado. A probabilidade é que o período seja marcado por temporais fortes, acompanhadas de granizo, ventania e raios.
Já em relação à temperatura, os dias serão de calor intenso a extremo. Isto é, nos próximos dias, o clima será bem quente e acima do padrão histórico estimado para essa época do ano.