Primavera 2023 será marcada por dias de calor e chuvas NESTA região

População brasileira passará por mais dias de calor na primavera, mas tempo quente deve reduzir com o avanço da estação.



Nos últimos dias do inverno, diferente do tempo frio e seco esperado, os brasileiros sofreram os impactos das altas temperaturas. A onda de calor intensa que afetou todo o território nacional fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliasse o alerta de “grande perigo” até a próxima terça-feira, 26, já que 11 estados e o Distrito Federal apresentaram clima acima da média. O que a primavera nos reserva?

Leia mais: ESTES são os estados mais vulneráveis à onda de calor; procure o seu

O calor atípico alcançou altos níveis no último final de semana. Em algumas localidades, a probabilidade é que os termômetros marquem até 43°C nos próximos dias. Segundo o Climatempo, está previsto que a primavera, que teve início no último dia 23 e vai até 22 de dezembro, seja marcada com muito calor, além de chuva na região Sul.

Confira mais detalhes sobre o clima no país durante a estação vigente a seguir.

Como ficará o tempo no Brasil durante primavera?

O site especializado aponta que a primavera no país costuma apresentar um aumento na temperatura. Além disso, as chuvas graduais retornam. Houve anos em que o Sul foi impactado pelas fortes frentes frias, influenciando no clima das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Até mesmo, os moradores da região puderam presenciar neve e geada durante a estação.

Apesar do frio, nos últimos anos, o período foi marcado por chuvas frequentes e picos de calor em todo o país. Neste ano, o calor intenso cairá em todo o Brasil, com níveis até acima do normal. Durante a primavera, na região Sul, os moradores vão passar por altas temperaturas e tempo abafado, apesar das chuvas frequentes previstas nos próximos três meses para todos os estados.

No Sudeste, a previsão é de chuvas irregulares, com a onda de calor persistindo em outubro e diminuindo de novembro em diante. Já na região Centro-Oeste, a previsão informa que a população viverá um clima que alternará entre o tempo seco e a chuva forte. Poderá haver temporais no sul do Mato Grosso do Sul. Ainda terá calor intenso e baixa umidade do ar, com alto risco de queimadas devido à falta de regularização das chuvas.

No Nordeste, as chuvas vão reduzindo rapidamente, logo o clima também apresentará calor. Enquanto no Norte, o calor intenso vai dando lugar aos volumes de chuva que irão aumentando conforme a primavera avança.




Voltar ao topo

Deixe um comentário