Refrigerante do futuro: Coca-Cola lança o sabor Y3000, feito com IA; que gosto tem?

Empresa anunciou o Y3000 como "primeiro sabor futurista co-criado com inteligência humana e artificial"



A Inteligência Artificial (IA) está invadindo todos os locais possíveis. Ela já está nas salas de aula, nos consultórios médicos, nas redações de jornal e, agora, na fábrica da Coca-Cola.

Leia mais: Mistério revelado: por que a Coca-Cola do McDonald‘s parece mais gostosa?

A empresa lançou, na última terça-feira, 12 de setembro, um refrigerante cujo sabor foi criado com a ajuda de IA. A edição é limitada e se chama Coca-Cola Y3000. O release oficial diz que este é “o primeiro sabor futurista co-criado com inteligência humana e artificial”.

Como assim uma IA ajudou a criar um sabor de Coca-Cola?

Antes que você tente fazer algo similar com um prompt no ChatGPT, vamos contar como tudo aconteceu. De acordo com informações divulgadas pela Coca à imprensa, o novo sabor foi desenvolvido em duas etapas.

Primeiro, pesquisadores buscaram pelas preferências e tendências de sabores dos consumidores da marca. Sabendo o que eles imaginam e gostam, é possível traçar algumas possibilidades para o futuro, conforme informações publicadas pelo site CNBC Make It.

Depois disso, os cientistas jogaram estas informações em um sistema de Inteligência Artificial. O algoritmo, então, se comprometeu a combinar sabores e elencar alguns perfis que poderiam dar certo.

Por dentro e por fora

A companhia de bebidas também utilizou IA para ajudar na criação do design da embalagem do produto. A ideia era fazer um rótulo mais futurístico, segundo a diretora sênior de estratégia global da Coca-Cola, Oana Vlad, em comunicado à imprensa. “Queremos celebrar a ideia de todos sobre como será o futuro”, pontuou.

Coca-cola feita com IA, Y3000
Foto: Divulgação – Coca-Cola

Além disso, a Coca-Cola quer lançar uma linha de roupas para “combinar” com o sabor. As peças serão feitas em parceria com a marca de luxo Ambush e o lançamento já está previsto para o outono do hemisfério norte-americano – ou seja, aproximadamente no fim de setembro.

Tem gosto de quê?

Aí é que está! Só provando para saber. Em nenhuma das embalagens, a Coca-Cola deixou explícito como é o sabor do Y3000. Porém, ela está disponível em duas versões: normal e zero.




Voltar ao topo

Deixe um comentário