Recentemente, o Banco Central informou que o sistema instantâneo de pagamentos, PIX, bateu recorde em transações, alcançando 152,7 milhões. Desde o seu lançamento, a ferramenta vem chamando atenção dos brasileiros pela praticidade. Pode-se dizer que o mecanismo está se consolidando como o método de pagamento preferido da população.
Leia mais: Taxa no PIX: entenda a regra de cobrança em transferências e pagamentos
Dado que o PIX envolve aspectos financeiros, é natural que surjam dúvidas sobre impacto dele no seu histórico de crédito. Afinal, o uso do sistema de transferências instantâneas pode interferir, por exemplo, no score de crédito? Para esclarecer essa questão, é preciso entender como ele funciona.
Basicamente, a pontuação é uma metodologia empregada pelas instituições financeiras e outras empresas para analisar se devem ou não emprestar uma quantia ao consumidor, isto é, quais são os riscos de conceder temporariamente um valor a ele. Isso é medido mediante um número de 1 a 1.000.
E para chegar a um resultado, vários fatores são considerados.
Entre eles, está, por exemplo, a quantidade de dívidas, já que ter um alto número de empréstimos ou financiamentos em aberto pode apontar que a pessoa tem problemas de gerenciamento de finanças. Outro fator é o tipo de dívida, como aquelas com cartão de crédito e empréstimo pessoal, que acabam influenciando negativamente no financiamento de um veículo ou imóvel. Isso, a longo prazo.
A definição da pontuação também se baseia na idade da conta. Aquelas mais antigas podem demonstrar uma confiabilidade por parte do cliente, logo é visto como algo positivo. Além disso, é considerado o tipo de conta, como as de investimento ou as correntes, que podem elevar o score muito mais do que as de poupança.
E como fica a influência do PIX no score nessa história?
Segundo as informações divulgadas, o PIX não consegue aumentar a pontuação do score. Isso, porque a ferramenta não é incluída entre os fatores de avaliação usados pelos bancos, instituições e empresas. Atualmente, o PIX atua como um método instantâneo de pagamento e não fornece dados que podem ser usados como base de cálculo da pontuação. Isto é, o mecanismo não entrega informações sobre dívidas ou histórico de pagamento.
Quem busca elevar o score deve ficar atento a outras medidas, como manter em dia o pagamento das contas, elaborar histórico de crédito positivo ou procurar diminuir as dívidas.